FERVE apresentou propostas na Assembleia da República

Tal como tínhamos anunciado aqui, o FERVE esteve ontem na Assembleia da República, mais precisamente na Comissão do Trabalho, Segurança Social e Administração Pública. Os nossos companheiros de luta contra a precariedade foram convidados a participar numa audição sobre o novo Código Contributivo da Segurança Social (Proposta de Lei 270/X), naquilo que classificaram como “um momento histórico” para todos os “falsos trabalhadores independentes”.

Os Precários Inflexíveis associam-se à satisfação do FERVE por terem sido ouvidas as suas propostas, resumidas aqui, entre as quais consta a obrigatoriedade de a ACT ser informada a cada vez que uma empresa contrata um trabalhador a recibos verdes e a urgência de proteger todos os trabalhadores de forma igual na situação de doença. Propõe-se ainda que nenhuma dívida à Segurança Social seja cobrada sem que primeiro seja verificada se esta foi contraída quando o trabalhador se encontrava na situação de falsos recibos verdes. Nesse caso, é sobre a entidade empregadora que deverá recair o ónus do pagamento. O FERVE não perdeu a oportunidade de reiterar a necessidade imperiosa de acabar com a vergonha dos Recibos Verdes na ACT e de uma forma geral em toda a Administração Pública, assim como de sublinhar que não aceitaremos que nos atirem areia para os olhos com propostas que, disfarçadas de combate à precariedade, se destinam na realidade a legitimá-la e a eternizá-la, como aquela que prevê que as empresas ou entidades empregadoras paguem 5% da Segurança Social dos trabalhadores contratados a recibos verdes. É que 5% de contribuição… até fazem rir o patrão!

As propostas do FERVE podem ser encontradas numa formulação mais completa aqui. E porque esta luta é de todos os precários, relembramos que é sempre tempo de te associares a ela e de trazeres as tuas ideias para cima da mesa. Os Precários Inflexíveis vão reunir amanhã e se quiseres participar, envia-nos um email para precariosinflexiveis@gmail.com.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather