FERVE denuncia British Hospital (SLN/Galilei): trabalhadores a falsos recibos verdes há 13 anos
O movimento FERVE denuncia hoje que o British Hospital, da bem conhecida Sociedade Lusa de Negócios (agora Galilei), através da sua administração, explora trabalhadores a “falsos” Recibos Verdes, nalguns casos, desde há 13 anos.
Perante a passividade da ACT e a quase inexistente justiça portuguesa, a denúncia do FERVE ganha importância redobrada, ao apontar os casos de 7 trabalhadores a falsos recibos verdes que trabalham nas instalações do Hospital nas Torres de Lisboa. Usam a farda do Hospital, têm número e cartão de funcionário/a, horário de trabalho (sistema de turnos fixos), recebem uma retribuição mensal fixa e registo das horas de trabalho. Ainda têm de responder a um chefe (Técnico Coordenador), que também é trabalhador/a com falsos recibos verdes e respondem também a uma avaliação de desempenho por objectivos.
Os trabalhadores vêm os seus direitos suprimidos, quer seja na carreira contributiva para a Segurança Social quer nos direitos que lhes são devidos, como a férias remuneradas e 14º mês.
Apesar da avalanche ideológica nos media, sabemos bem que direitos não são privilégios, e tudo o que está em falta aos trabalhadores deve, tem, de ser reposto de imediato. Não estamos dispostos a oferecer os nossos direitos para que estes engordem os privilégios de alguns poucos.
O FERVE refere ainda que há outros casos semelhantes no British Hospital a que a ACT não dá resposta conveniente. Este hospital pertencente ao grupo Galilei (SLN) por intermédio do Grupo Português de Saúde (anterior Gália).
Vê aqui, no blog do FERVE, mais detalhes sobre a situação de exploração no British Hospital.
by
Se fosse só o British Hospital… Também na HPP Saúde (holding da Caixa Geral de Depósitos), responsável pelo Hospital dos Lusíadas e, entre outras unidades hospitalares, pela gestão público-privada do Hospital de Cascais, tem falsos recibos verdes, quer na sede, quer nas diversas unidades hospitalares que gere…
É uma vergonha empresas destas manterem falsos recibos verdes. É uma vergonha a proliferação de 'boys', muitos dos quais a dormir e passear…
Caro anónimo,
agradeço pessoalmente desde já a denúncia dos outros casos, porque trazer ao conhecimento das pessoas o tipo de contratação ou exploração suja que é feita pelos grupos económicos é um passo fundamental para a tomada de consciência dos cidadãos. No entanto, precisamos de ser certeiros e concretos para ter força nas denúncias. Por isso, se conhecer alguém que possa relatar esses casos que identificou, mesmo que de forma anónima, poderá enviar um mail para os Precários Inflexiveis para que a situação seja exposta e se combata pela reposição dos direitos das pessoas em causa. Hoje, temos cada vez menos a perder. Obrigado e um abraço.
mail para: precariosinflexiveis@gmail.com