FMI diz: "UPS! Desculpem lá o mau jeito…"
Lagarde a diretora do FMI diz: UPS! |
O Fundo Monetário Internacional reconheceu num relatório que veio a público esta segunda-feira que os cálculos que fez para medir o impacto da austeridade na economia estavam errados e que por cada euro de austeridade se verifica um reflexo não de 0,5 euros, como inicialmente estimado, mas sim de 0,9 a 1,7 euros. Ou seja, o FMI errou nos seus cálculos mais de 300% e por isso milhões de europeus, nomeadamente os gregos, os irlandeses, os espanhóis e os portugueses estão a sofrer os efeitos de um regime de austeridade que cria desemprego e pobreza.
Lê-se no relatório: “Esta descoberta é consistente com investigação que sugere que, no actual ambiente de fraca utilização da capacidade produtiva, de política monetária limitada pelas taxas de juro zero e de ajustamento da política orçamental simultâneo em vários países, os multiplicadores podem estar bem acima de um”, ou seja: UPS!
Mas o que não se entende é como após se verificar que a austeridade não funciona e nem nunca funcionou em qualquer país do mundo, os governos da Europa insistem na fórmula que dá desastre e que não controlam.
Da próxima vez que virmos um gráfico do Governo dizendo que o fim da crise está próximo, temos de perguntar se foram os senhores do FMI a fazer os cálculos.
Ver notícia Público.
by