Folha de cálculo Recibos Verdes :: Simulação das contribuições à Segurança Social
Esta folha de cálculo pretende apenas ser uma ajuda para os trabalhadores a recibos verdes, sobretudo tendo em conta as alterações no regime de contribuições com a entrada em vigor do Código Contributivo, desde 1 de Janeiro de 2011.
Este documento permite fazer um cálculo do valor mensal das contribuições, tendo em conta esta nova legislação. Antes de mais, fica um aviso importante: este documento é apenas uma indicação – em nenhum caso dispensa a consulta da lei ou o esclarecimento junto dos serviços da Segurança Social.
Descarrega aqui uma folha de cálculo que poderás abrir com o MS eXcel ou o OpenOffice Calc
Existem dois separadores:
Existem dois separadores:
1 – a situação até Outubro de 2011, em que se mantém a base de incidência antes da aplicação da lei, mas já entra a nova taxa (de 29,6%); este separador está apenas previsto para quem está na situação mais geral dos trabalhadores a recibos verdes, ou seja, para quem está no “regime obrigatório”;
2 – a situação a partir de Outubro de 2011, momento em que as bases de incidência são já definidas segundo a nova lei, que se aplica a todos os trabalhadores independentes.
Em cada um destes separadores, acrescentámos ainda uma “simulação de um recibo verde”, procurando ajuda a perceber, de forma geral, de quanto sobra ao final do mês, descontados os impostos e as contribuições. Ou seja, simplificando, tentamos dar uma ideia de quanto fica no final do mês, no caso de se passar apenas esse recibo nesse mês. Já agora, se for esse o teu caso, podes também utilizar este recurso para verificares quanto ficas a perder se, em vez de cobrares o IVA, a(s) empresa(s) a quem passas o(s) recibo(s) te obrigar a incorporar o IVA nos teus rendimentos (a perda é muito significativa, como irás verificar).
by
Feitos estes comentários, esperamos que esta folha de cálculo seja útil. E, claro, em caso de dúvida, podes sempre enviar um mail para precariosinflexiveis@gmail.com.
As dúvidas rapidamente se dissipam após leitura ATENTA do novo código contributivo.
Antes que pânico maior seja lançado (pois para grave já nos basta a situação em que actualmente nos encontramos), aconselho (re)leitura atenta do Art.º279.º, relativo ao “ajustamento progressivo da base de incidência contributiva dos trabalhadores independentes”, constante no Título II das Disposições Transitórias e Finais.
O link não funciona. A folha de cálculo não está lá.
Caro José Mariano, a folha Excel mantém-se na lateral do blog. Caso tenhas dificuldades em aceder à folha envia-nos um mail. Teremos todo o gosto em enviar-te.
Estive a fazer a simulação… sou sincera, não percebo muito disto… mas eu recebo 500€ por mês. Este mês, termina o meu ano de isenção… De acordo com a tabela… eu fico só com 124€ por mês? É isso? Obrigada