França: Trabalhadores "sequestram" administradores da empresa que os queriam despedir

563498-le-siege-francais-de-goodyear-a-rueil-malmaison-le-7-novembre-2013Membros da CGT mantêm retidos dois executivos da de uma fábrica de pneus Goodyear em Amiens, França. Os trabalhadores querem negociar um aumento de salários, mas os administradores da empresa recusaram-se a reunir com os representantes dos funcionários, que desde terça às 10h da manhã não os deixam sair da sala.

“Há um impasse negocial, mas toda a gente pode ver que a negociação está a correr bem, não há fogo, não há violência e não há excessos” – disse Michael Mallet do CGT (central sindical francesa).

A direção da Goodyear garantiu que não haverá negociações enquanto os administradores estiverem “sequestrados”, ao que o sindicato respondeu: “Até os gerentes serem libertados não há reunião? Bem, podemos é dizer que até haver reunião eles não vão ser libertados”.

A CGT quer renegociar o plano de demissão, garantindo melhores compensações aos trabalhadores demitidos. Este plano já existia, mas em 2012 foi congelado, até hoje.

A Goodyear quer despedir 1173 trabalhadores, mas a CGT tem atuado de forma a evitar que isso acontece. Agora parece que os despedimentos vão mesmo acontecer por força da pressão da empresa e o sindicato responde: “se não podemos manter o emprego, levamos o nosso dinheiro”.

Notícia aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather