Frankfurt tenta proibir BLOCKUPY

A Cidade de Frankfurt respondeu ao pedido de reunião dos Blockupy com a proibição da manifestação europeia prevista para dia 19 de Maio. O requerente da manifestação dos Blockupy, Werner Rätz, recebeu ontem à tarde um e-mail onde está expresso que a ordem de proibição está a caminho. “Aqui o direito à manifestação é espezinhado de uma maneira que quase nos deixa sem fala. Até hoje, nunca vivi tal desrespeito por um dos direitos fundamentais mais importantes da nossa Constituição”, disse Werner Rätz. “Em Frankfurt, ameaçam fazer verdadeiramente mal à democracia – independentemente de a proibição, juridicamente e de facto, não vir a ter qualquer efeito. Enquanto houver ordem de proibição, haverá contestação e acções em tribunal.”

Na passada segunda-feira, eram já doze as ordens de proibição à Blockupy, relacionadas com pedidos de manifestação, vigília e lugares para acampamento. Contra estas doze ordens da autarquia já há também acções em tribunal. De acordo com o tribunal, as decisões podem prolongar-se até ao início da próxima semana.

A proibição da cidade é justificada com o receio de violência. Os requerentes afirmam que das suas acções não virá qualquer acto de violência. O objectivo do protesto é contestar durante 3 dias contra a política monetária do Banco Central Europeu (BCE) na metrópole financeira de Frankfurt “de forma colorida e com variadas acções” para tornar visível a política de empobrecimento da troika.


A política do BCE está intimamente ligada à crise europeia, visto que o seu único mandato é a manutenção da estabilidade dos preços na UE, sem ter em consideração o crescimento económico e o desemprego. Para além disso, o BCE não pode emprestar dinheiro aos Estados mas apenas aos bancos comerciais que lá compram euros com juros de 1%, vendendo-os depois a juros a mais de 6% aos Estados Membros. É preciso mudar esta ortodoxia do BCE que só provoca mais crise e mais austeridade.

Por tudo isto, o movimento Precários Inflexíveis saúda a luta do movimento Blockupy.
Ver também Uncut Portugal
Petição contra a proibição do Blockupy Frankfurt.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather