Gago aconselha investigadores a sair do país
Segundo o artigo de hoje publicado no jornal Público, Portugal apresenta o maior crescimento europeu no que respeita ao número de publicações de artigos científicos.
Segundo a mesma fonte são publicados cerca de 7 mil artigos científicos com relevância internacional. Quem o afirma é o próprio Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago que chega mesmo a afirmar que tal feito não pode passar despercebido ao resto dos portugueses.
Ironicamente é o próprio Ministro, Mariano Gago, que aconselha os investigadores científicos a abandonar a investigação, pois esta não garante um futuro profissional.
Convém frisar que as condições da investigação científica em Portugal já são altamente precárias. Estas publicações científicas são garantidas por milhares de bolseiros que trabalham vários anos, pelo menos uma década, da sua vida sem direito a contratos de trabalho, nem direito a subsídios de férias, de Natal e de desemprego. Para além das limitações anteriores falta ainda referir que o valor das Bolsas não sofreu qualquer actualização desde 2002, o que já perfaz uma diminuição de cerca de 23% do poder de compra.
Mais uma vez este ano a proposta de actualizar as ditas bolsas foi chumbada na Assembleia da República.
É de facto louvável tal número de publicações face às condições que são oferecidas à invertigação!
Eva
by