Governo autoriza empresas a terem desempregados a receber abaixo do salário mínimo
Já ouviste falar dos Contratos Emprego Inserção (CEI)? São uma maneira que o governo inventou para pôr desempregados a ocupar postos de trabalho na função pública sem terem de pagar salário. Hoje, há no Estado mais de 75 mil pessoas a trabalhar através dos CEI’s, recebendo apenas o subsídio de desemprego e um apoio para a alimentação.
Mas Passos, Portas e Mota Soares gostaram tanto deste truque que inventaram uma nova: 1) agora os CEI podem ser aplicados também a desempregados que não estejam a receber subsídio de desemprego; e 2) as empresas também se podem candidatar para terem CEI’s a trabalhar.
Ou seja, agora pode-se contratar por 419,22€/mês e subsídio de alimentação, bem abaixo do salário mínimo que o governo prometeu aumentar, mas que agora diminui.
Esqueçam os estágios e os recibos verdes, os CEI’s é que é: trabalho abaixo do salário mínimo, totalmente precário porque não é preciso contrato de trabalho e autorizado pelo Estado.
Notícia aqui.
by
Governo neo-liberal fascista miserável! 🙂
Gostava eu de saber se, á semelhança dos Estágios-Emprego do IEFP, se a partir do momento em que a pessoa arranja um part-time para compensar a parca “remuneração” destes CEI, tambem perde o direito á “bolsa”. É que ao que parece, juntar um part time com uma bolsa destas, é considerado “acumulação de rendimentos” e é proibido por lei, fazendo com que a pessoa em causa não possa de qualquer modo acumular “fortunas” como por exemplo, 500 + 150 de part-time. Isto, num país onde é mais que sabido da acumulação de reformas elevadissimas com ordenados milionarios…no minimo, uma aberração, um atentado violento ao trabalhador…não há sequer palavras…