Governo e troika preparam nova vaga de cortes e austeridade

Ontem e hoje o Governo tentou montar uma descarada operação para iludir a população, procurando adiar a percepção pública a vaga brutal de cortes que aí vem. A aposta deste Governo, cada vez mais totalmente desgastado, é ganhar tempo e criar condições para naturalizar as medidas devastadoras que anunciará para o próximo Orçamento de Estado. Tudo o que era temporário é agora permanente, desde a sobretaxa do IRS aos cortes nas pensões. E, se não os conseguirmos parar, vão avançar com os cortes de mais de 4 mil milhões de euros na Saúde, Educação e Segurança Social. Só há uma saída: encher as ruas do país nos próximos dias 19 e 26 de Outubro. Sábado há protesto em Lisboa durante as comemorações do 5 de Outubro.

356165

Ontem, durante a conferência de imprensa para o balanço das sinistras 8ª e 9ª “avaliações da troika”, Paulo Portas optou pela fuga para a frente. Só quis falar na “avaliação positiva” e em medidas secundárias. Evitou até conseguir, mas lá teve de admitir que o plano de “reforma do Estado” (ou seja, os cortes brutais nas áreas sociais), o tal que iria ser apresentado em Fevereiro passado, avança no próximo Orçamento do Estado. Acompanhado de Maria Luís Albuquerque, encenou ainda a dramatização por a troika não ter aceite rever a meta do défice para 2014. Tudo junto, esta conferência foi uma mentira e uma intimidação para o que vem aí.

Já hoje, no parlamento, o primeiro-ministro continuou a chantagem. Continuando a omitir as decisões brutais que o Governo está a preparar, avisou para o que já sabemos: “as medidas terão que se manter durante muito tempo”. É a austeridade sem fim, porque o objectivo é mudar o regime e atingir a vida colectiva e a democracia.

Só a mobilização popular pode travar o Governo e a troika, impedindo que avancem medidas que vão devastar a vida de milhões de pessoas. Para combater o desemprego generalizado e a precariedade para quem ainda tem trabalho, para defender os serviços públicos, para recusar a pobreza. Nos próximos dias 19 e 26 de Outubro teremos dois sábados consecutivos de grandes mobilizações no país: a 19 de Outubro, com as marchas organizadas pela CGTP e que, em Lisboa e no Porto, vão atravessar as pontes sobre os rios Tejo e Douro; e a 26 de Outubro, em todo o país, numa mobilização geral convocada pelo movimento Que Se Lixe a Troika!, em que gritaremos que “Não Há Becos Sem Saída!”. E, já no próximo sábado, o movimento Que Se Lixe a Troika! assinala o 5 de Outubro em Lisboa com um protesto para iniciar este grande ciclo de mobilizações.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather