Governo manda despedir todos os técnicos das novas oportunidades

O Governo, através da Agência Nacional para a Qualificação, enviou ordens para que as escolas encerrem todos os Centros Novas Oportunidades (CNO) e despeçam todos os técnicos.
Se as escolas quiserem manter os CNO’s e os técnicos têm de, até 31 de agosto, encontrar “receitas próprias”, pois o Ministério da Educação irá recusar todo o financiamento deste programa.
Quanto aos técnicos, que na maioria têm contratos até ao próximo ano, Nuno Crato propõe às escolas que realizem processos de despedimento colectivo ou de extinção do posto de trabalho, apesar do contrato ser a prazo e de, logo, este tipo de processos ser ilegal. A Agência Nacional para a Qualificação enviou mesmo duas minutas em anexo para as escolas para facilitar o processo de despedimento.

A ordem parte do Ministério de Nuno Crato

Relembramos que no caso dos professores contratados e dos técnicos do IEFP, o executivo tentou sempre furtar-se a pagar as indemnizações por fim de contrato, apesar das recomendações do Provedor de Justiça. O Ministério da Educação já foi condenado pelos tribunais a pagar essa indemnização aos professores e os técnicos do IEFP já puseram o Ministério de Nuno Crato em tribunal.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather