Grécia: 3 mortos e muitos protestos contra plano de austeridade

A Grécia está a ferro e fogo. Três pessoas morreram esta manhã num incêndio num banco provocado por cocktails molotov de manifestantes. Mais edificios da Administração Pública foram também incendiados.
Em dia de greve geral, frente ao Parlamento Grego milhares de manifestantes (Vídeo aqui)juntaram-se para protestar contra o plano de austeridade imposto pela UE e FMI como moeda de troca do plano de “salvamento” de 110 mil milhões de euros. Centenas de pessoas tentaram mesmo invadir o Parlamento tendo sido impedidos pelo gás lacrimogénio da polícia.

Na segunda maior cidade da Grécia, Salónica, também foi palco de uma manifestação de 20 mil pessoas em “luta contra as medidas anti-sociais”.
O empréstimo de 110 mil milhões de euros da UE com apoio do FMI vai implicar o congelamento salarial da função pública durante 3 anos, congelamento das pensões até 2012, extinção do 13º e 14º meses, empresas públicas encerradas e privatizadas, subida do IVA (imposto cego) até aos 23% e aumento em 12 anos (!) da idade da reforma. Este plano vai provocar a diminuição do crescimento da Grécia em 3% já este ano.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather