Greve de enfermeiros culmina em grande manifestação

A greve dos enfermeiros e enfermeiras, que teve a adesão de cerca de 90% destes profissionais, terminou hoje com uma grande manifestação em Lisboa, depois de protestos um pouco por todo o país durante o dia de ontem. Cerca de 15 mil enfermeiros estiveram no Ministério da Saúde e no Ministério das Finanças, desfilando no centro da cidade, a exigir remunerações justas e o fim da precariedade na profissão. Uma das maiores greves de sempre e a maior manifestação dos últimos 34 anos.

O Presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins, avisa que os enfermeiros não vão desistir dos seus direitos e que, se o Governo não mudar a sua posição, outras formas de luta se seguirão, falando mesmo na possibilidade de paralisar os blocos operatórios.

A Ministra da Saúde, Ana Jorge, parece já ter compreendido a dimensão deste protesto e do descontentamento – ainda certamente recordada de como terminou o mandato do seu antecessor na pasta – e já rectificou a proposta incial do Governo, mas os enfermeiros continuam a considerar este recuo insuficiente.

notícias aqui, aqui ou aqui, por exemplo.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather