Greve em Inglaterra: milhões nas ruas contra cortes nas pensões e salários

Dois milhões de trabalhadores do sector público estão hoje em greve, levando à paralização de escolas, hospitais, transportes e vários serviços municipais. Desde 1979 que não se vê na Inglaterra uma adesão tão grande do sector público a uma greve.

Nesta greve que junta mais de 30 sindicatos, que inclui cerca de 1000 manifestações onde são esperadas grandes mobilizações, são rejeitados vários ataques ao sector público. 


Em causa estão os cortes nas pensões do sector público, a redução da contribuição do empregador para a segurança social (como a nossa taxa social única), o aumento da idade da reforma de 60 para os 67 anos (como já foi defendido em Portugal http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=16046) e ainda o congelamento de salários durante pelo menos dois anos.

Os Precários Inflexíveis estão solidários com esta greve, porque só com uma grande greve é possível dar força e criar laços de solidariedade entre trabalhadores na sua luta pelos salários e apoios sociais que têm sofrido cortes insuportáveis na Inglaterra e no resto da Europa.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather