I. Randstad – A maior ETT do país

A Randstad é a maior Empresa de Trabalho Temporário do país e uma das maiores do mundo. Tem uma história de crescimento e de concentração de serviços, tendo absorvido em Portugal, entre outras, a ETT Seléct.
Esta empresa há muito que percebeu a oportunidade milionária que o trabalho temporário representa, pela sua capacidade de proliferação e promoção da precariedade. Da hotelaria à indústria, da saúde aos callcenters, a Randstad já estendeu os seus tentáculos por todo o lado. Actualmente, e a nível mundial, a empresa explora cerca de 2,5 milhões de trabalhadores e em 2009 obteve uma receita de 12,4 mil milhões de euros.
Em Portugal o contingente diário de trabalhadores temporários sobre os quais a empresa captura mais de 40% dos salários é de 30 000 pessoas, somando-se a estes os 400 “trabalhadores internos”. Estes são os dados divulgados no site da empresa. No entanto, o relatório de contas de 2009 desta empresa dá conta de cerca de um terço deste número: 11.087 empregados. Já em 2008, 2007 e 2006 o número de trabalhadores é de 9.919, 6.249 e 7.212, respectivamente. O gráfico seguinte comprova um claro crescimento do negócio, tendo o ano 2009 atingido um total de 119,97 milhões de euros.
A Randstad, como todas as ETT’s só pode dar lucro, e muito, a sua existência depende directamente da captura de salários alheios de um conjunto de trabalhadores precários pela chantagem. Na maior parte das situações não existem despesas, pois as ETT’s não fornecem qualquer meio ou factor de produção, não produzem nada, apenas medeiam uma relação de trabalho, capturando parte dos salários e desresponsabilizando os empregadores de todas as suas obrigações sociais perante os trabalhadores. Por mais moderna, divertida e sexy que sejam as suas apresentações, tal como tenta passar o vídeo acima divulgado, trabalhar através de uma ETT é tudo menos divertido para os 30.000 precários explorados pela Randstad, assim como para os restantes trabalhadores temporários.

mais informação (aqui)

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather