Iniciativa Emprego 2009 – Desemprego 2010
A iniciativa “Emprego 2009” consiste acima de tudo no desembolsar de mais alguns milhões de Euros pelo Estado para incentivos à contratação, ou seja, as empresas vão ter alguns trabalhadores a preço de saldo, o estado paga o desconto.
Não parece mal que o Estado abra os cordões à bolsa para tentar proteger pessoas do desemprego, como medida pontual. O problema é que este é o pacote usual e “estruturante” da economia portuguesa. As empresas recorrem ao Estado quando as coisas correm mal, e o Estado, quando próximo de eleições, abre os cordões e arranja umas campanhas de marketing de pensos-rápidos que pouco mais fazem do que adiar problemas.
Para além disto, é curioso que o próprio Governo reconheça a inoperância dos Centros de Emprego do IEFP, e por isso anuncia também no âmbito desta medida, 400 novas unidades de apoio aos desempregados. Os Gabinetes de Inserção Profissional (GIPs) “vão funcionar como pequenas unidades mais operacionais” sedeadas em locais “onde há contacto directo com situações de desemprego”.
Ora bem! Cerca de dois terços dos desempregados não têm qualquer apoio dos Centros de Emprego do IEFP, e por isso são inoperacionais para muita gente, coisa que já sabíamos mas agradecemos a dica. Parece que estas unidades vão ser operacionais nos locais onde há contacto directo com situações de desemprego… veremos.
Vejo todos os dias notícias do género “empresa X despediu não-sei-quantos trabalhadores temporários”, como se não fossem seres humanos, por isso tenho muito pouca fé nestas medidas.
Deixa-me pensar bem no assunto…se eu, recibo verde, for a estes novos gabinetes e disser que não tenho trabalho e que vivo de caridade e pena (sentimentos bons para a auto estima) porque o Estado,não me reconhece para me apoiar socialmente com um subsidio mas reconhece-me para pedir descontos para a SS, eles arranjam uma solução para o meu probelma que é um problema de milhares? Duvido…
ASS: recibo verde
devo ser muito burra!!!
“contacto directo com situações de desemprego” mas então o IEFP tem contacto directo com que?com aliens que não tem ocupação????
eu já estou realmente FARTA!Que estes iluminados do (des)governo inventem umas palavritas novas para dizer exactamente o mesmo!!!
Eu gostava MUITO que se fizesse uma investigação muito séria do que afinal se faz,ou não faz,nos Centros de Emprego….o país ficaria IMPRESSIONADO!!!!
Já o disse várias vezes a maioria das ofertas de emprego que aparecem tanto no site de IEFP como no suporte em papel não passa de números para encher estatisticas.
Muitas vezes nem há o cuidado de eliminar as ofertas antigas,andam por ali meses,anos…não há o cuidado de ter um contacto mais estreito com o empregador e/ou empresa muitas vezes são empresas fantasma ou dissimuladas,são empregadores á priori com má fé e até já me aconteceu ir fazer uma entrevista com uma pessoa tão doente tão drogada que quando saí da empresa tive a nitida impressão de que no minuto seguinte ela nem saberia o que eu estive ali a fazer….
contacto directo COM SITUAÇÕES de desemprego Sr.Socrates????mas onde é que este gajo vive????è que moro em Lisboa,em Portugal,e deparo-me com situações REAIS de desemprego TODOS os dias….
SERÁ QUE PRECISAM DE UM MAPA QUE LHES ENSINE O CAMINHO????
É como o ACT também precisa de GPS para encontrar as milhares de irregularidades que atropelam as leis,MAS QUE SOBRETUDO ATROPELAM OS SERES HUMANOS,A DIGNIDADE,O FUTURO!!!
e NÓS VAMOS DEIXAR QUE ESTES CANALHAS NOS HIPOTEQUEM AS NOSSAS VIDAS….
CRISE????
HÁ DECADAS QUE OUÇO DESCULPAS INTERMINÁVEIS PARA O SAQUE E A CORRUPÇÃO DE SEMPRE OS MESMOS….
ou é a crise dos mercados ou é a crise do petróleo ou é a CEE ou é a instabilidade no medio oriente
areia!areia para os olhitos destes credulositos dos portugueses a quem a banca foi “acalmando” com créditositos e a TV com showsitos e concursitos!!!
e agora olha!abre-se a pestana e os sempre corruptos que conseguem girar em todas asesferas ao mesmo tempo já nos F….e nós F…e mal pagos
Ha coisas que realmente nao consigo entender…toda a gente sabe que os Centros de Emprego em Portugal são uma vergonha…as ofertas que disponibilizam são sempre ridiculas, com ordenados mínimos na maior parte das vezes (já para não falar das ofertas de emprego com valores mais baixos que o salário mínimo!), não têm o cuidado de actualizar a bolsa de emprego (têm ofertas completamente desactualizadas!), só chamam as pessoas para aquelas ofertas tipo “contratação para a Força Aérea” que ninguém quer ir…eu juro que ainda estou a tentar perceber como é que se permite que esta situação aconteça…numa entidade que tem o nome de “Centro de Emprego”. Toda a gente diz que o centro de emprego não ajuda nada…toda a gente sabe que empresas privadas de recrutamento e selecção é que têm as melhores propostas e que grandes empresas é lá que recorrem…ouço imensas queixas dos Centros de Emprego…não é altura que juntar estas queixas e enviar para o Governo? Acho isto dos Centros de Emprego abominável mesmo…