Investigadores e professores universitários escrevem a Nuno Crato

Manuel Sobrinho Simões, Diogo Ramada Curto e António Costa Pinto juntaram as suas vozes de protesto e escreveram uma carta aberta ao Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, sendo implacáveis na crítica à política de desinvestimento na investigação científica. Não nos enganamos: para mais de irresponsável, os Cortes que a Ciência sofreu no orçamento de estado de 2014 junto aos números irrisórios das bolsas atribuídas este ano pela FCT, representam um plano maior de acabar com o que se construiu e investiu nas últimas décadas no conhecimento e na investigação.

transferirDenunciam que institutos e laboratórios estão em risco de fechar, com o bloqueio que está a ser feito por via dos cortes no financiamento, mas também que os esforços feitos na formação e qualificação de tantos investigadores são agora desperdiçados, na ausência de carreiras de investigação, esvaziando os centros de investigação que ficam sem os seus investigadores bolseiros e por isso sem capacidade de produzirem Ciência e competirem na bibliocracia académica instituída.

Criticam igualmente o modo como a atribuição do financiamento às diferentes áreas do conhecimento, afirmando que não é deita de forma democrática, dependendo cada vez mais da agenda política, perdendo-se na liberdade científica e na autonomia.

Eles reforçam o alerta: a Investigação em Portugal está em risco de acabar. Esta tem de ser planificada e valorizada e não pode mais depender de contratações em picos eleitoralistas ou, pelo contrário, ser subjugada à austeridade fanática e autoritária dos que não percebem que o conhecimento e valorização de competências, são o motor de uma sociedade moderna e desenvolvida, que se quer independente economicamente, sob pena de se estarem a desperdiçar gerações de investigadores que, sem alternativas para além do desemprego e precariedade, saem do país. O Grupo de Bolseiros da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis está totalmente solidário com esta carta aberta e subscreve-a.

Esta tarde, às 15h, haverá uma concentração contra os cortes na Investigação em frente à Loja do Cientista da FCT. Um protesto convocado pela ABIC em resposta aos resultados dos concursos individuais de bolsas de doutoramento e de pós doutoramento, tornados públicos na semana passada, onde estará também presente a Ass. de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather