Licenciados colocados pelos centros de emprego com salário mais baixo

As propostas de trabalho para licenciados que no ano passado chegaram aos centros de emprego oferecem um salário médio de 834 euros, menos 15 euros do que em 2008. Embora os dados oficiais revelem que durante o período mais grave da crise o pouco emprego criado privilegiou os mais qualificados, ao mesmo tempo os salários sofreram uma penalização.



Esta redução da remuneração proposta aos licenciados, a par da reduzida oferta de empregos nesta área, poderá ser um dos factores que explica a dificuldade dos centros de emprego em darem resposta ao crescente número de jovens que lhes batem à porta. No ano passado, as listas contavam com 43.755 desempregados com o ensino superior, mais 17,7 por cento do que no ano anterior, e os postos de trabalho oferecidos não foram além dos 3394.

Estes números foram apresentados aos parceiros sociais e servirão de base à discussão sobre a melhor forma de incentivar os desempregados a voltar ao mercado de trabalho, uma das medidas previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).  Este documento que visa colocar as contas públicas na ordem prevê uma “diminuição dos salários” que obrigam à aceitação de um posto de trabalho por parte dos desempregados.

A grande conclusão que se tira, é que a galinha de ovos de ouro – PEC – que tudo promete resolver nas contas públicas, irá diminuir ainda mais os salários nos próximos anos. As políticas que nos atiraram para este “buraco negro” continuam…

Noticia completa: PUBLICO
A nossa análise do PEC

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather