Lucro da Jerónimo Martins sobe 22,8% em 2009 e chega aos 200,3 Milhões de €
A Jerónimo Martins, decidiu para os seus donos (accionistas), que deveria aumentar o dinheiro retirado da riqueza gerada pelos trabalhadores acima do aumento da taxa de lucro. A taxa de lucro aumentou 22,8% enquanto a taxa sobre a riqueza que foi gerada, e que voa direitinho para os bolsos dos accionistas/donos, aumenta 30%. Quem decide? Eles próprios.
- Legislar no sentido de proibir os despedimentos em empresas com lucros nos últimos anos.
- Tornar obrigatório o reinvestimento de uma percentagem dos lucros na própria empresa no que diz respeito a medidas que fortaleçam a manutenção dos postos de trabalho a médio e longo prazo.
- Exigir, urgentemente, que tal como noutros países europeus (França, por exemplo), todas as empresas que tenham lucros façam a distribuição de parte deles com quem trabalhou para os produzir: os trabalhadores.
Numa sociedade onde nos vendem o mérito e a capacidade individual como chave do sucesso, seria uma incoerência não assumir o mérito dos trabalhadores nos lucros das empresas.
Ver:
Jerónimo Martins com lucros recorde de 200 milhões de euros Distribuição: Lucro da Jerónimo Martins sobe 22,8% em 2009 e chega aos 200,3ME
Dividendo da Jerónimo Martins aumenta para 14,3 cêntimos
Analistas aplaudem “forte conjunto de resultados” da Jerónimo Martins