LUSA/RTP:: Enfermeiros: Cerca de 600 profissionais protestam contra a precaridade frente ao Ministério
Em declarações à agência Lusa, a vice-coordenadora do sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Guadalupe Simões, lembrou “dados do ministério da Saúde que apontam para a falta de 21 mil enfermeiros só nos hospitais e de 5.000 nos cuidados de saúde primários”.
Apesar da falta de profissionais, Guadalupe Simões lembra que estão 2.500 enfermeiros no desemprego e 7.000 em situação precária, defendendo “a admissão imediata de todos nos quadros de pessoal”.
“Há 10 anos que há enfermeiros admitidos em situações precárias com contratos de trabalho a termo ou a recibos verdes e até há quem seja admitido nas instituições para voluntariado. Por isso esperamos que a ministra consiga encontrar uma solução para minimizar e resolver a situação dos trabalhadores”, referiu.
O manifestação vai terminar com a entrega à ministra de uma moção com estas reivindicações e com a exigência da apresentação, por parte da tutela, de um calendário negocial que permita ao sindicato manter informados os profissionais sobre todo o processo.
“Os cerca de 600 enfermeiros que hoje estão concentrados em frente ao ministério representam os 40 mil enfermeiros do país”, lembrou.”
LUSA /RTP