McDonald: Despediram e agora contratam precários com ajudinha do IEFP e do Ministro

O IEFP assinou ontem com pompa e circunstância um protocolo de colaboração com a McDonald’s Portugal para ajudar nos processos de recrutamento e seleção para os restaurantes. Na página do IEFP lê-se que o instituto do Ministério do Emprego e Segurança Social vai agilizar os processos de recrutamento para novos restaurantes e novas contratações em Lisboa e Porto “para os períodos de maior necessidade”.

McDonalds_destaqueOu seja, a McDonald’s poupa dinheiro com as agências de recrutamento, usa os recursos do Estado e o IEFP ajuda a McDonald’s a arranjar empregos sazonais e precários. São estes os maravilhosos 600 empregos que Pedro Mota Soares quis anunciar pessoalmente.

Ainda há sete meses a McDonald’s despediu ilegalmente mais de 50 trabalhadores, chamando os trabalhadores para reuniões com advogados da empresa onde eram isolados e obrigados a assinar rescisões de contrato sob ameaça falsa de não receberem indemnização ou subsidio de desemprego se não o fizessem. Quem foi despedido? Mulheres que tinham engravidado ou que estavam com horário de amamentação e pessoas que estavam de baixa por acidentes de trabalho na loja.

Agora é o próprio Ministro que vem dar uma ajudinha à multinacional, em vez de defender os trabalhadores.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather