Ministério finalmente reconhece o erro generalizado
Capa e notícia do JN |
Segundo notícia de hoje do JN, finalmente o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, reconhece o erro grave e generalizado na atribuição de escalões de contribuição a milhares de trabalhadores a recibos verdes. Após muita pressão e várias denúncias da parte dos movimentos foi possível forçar os serviços a reconhecer o erro em toda a sua dimensão, provando assim que a mobilização e a força social também podem ser factores de mudança. Registamos o compromisso em emendar esse erro e tanto os movimentos como os trabalhadores a recibos verdes, nomeadamente os precários a falsos recibos verdes, exigem que isso aconteça efectivamente e em tempo útil; para isso terão de ser comunicados os escalões correctos de forma urgente, pois o pagamento da prestação (contribuição) de Novembro, que acontece já com a nova base de incidência, é feita até dia 20 de Dezembro.
Quando o duodécimo do rendimento em recibos verdes é inferior ao valor que a seg social cobra, o que se pode fazer? Ganho muito mal, mas o que ganho é fruto do meu trabalho. Tenho orgulho em não depender de subsídios. Mas na linha da segurança social para onde telefonei e fiz esta questão, aconselharam-me a parar de trabalhar e pedir o Rendimento de Inserção Social. É impressão minha ou isto não faz sentido?
Também já telefonei e disseram-me que o este mês iria pagar os +/- 186 euros e depois logo fariam o acerto nos próximos meses..já que no 1º escalão o valor seria de +/- 120 euros…
PS: Agora vejo nitidamente o que os governos querem fazer às pessoas, “divide and conquer”…cada um para seu lado, e niguém se une para podermos ter um melhor futuro…