Ministério Público investiga empresas com 69 falsos recibos verdes

gangster_006A lei foi inventada ainda no tempo do governo Sócrates: todas as empresas que tenham trabalhadores independentes que cujo rendimento seja 80% apenas para aquela empresa têm de pagar 5% Segurança Social por esse trabalhador independente. E porque se suspeita que se possa tratar de um falso recibo verde, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é chamada a investigar… às vezes.

Todos os anos, o Ministro da Segurança Social anuncia quantas empresas caíram na malha e quantas serão investigadas pela ACT, mas este ano sabemos quantas vão ser investigadas pelo Ministério Público. De 33 mil empresas que têm trabalhadores a recibos verdes 64 mil pessoas com mais de 80% da faturação em exclusivo, apenas 1.156 foram investigadas pela ACT. Finalmente foram levantadas 69 contra-ordenações.

A ACT acha que o incumprimento não é baixo, como os dados fazem querer, mas sim que a malha é estreita e que a lei sinaliza situações que não são falsos recibos verdes. Mais, a ACT afirma que a lei tem ainda outro problema: para avançar com o processo o trabalhador tem de querer colaborar com a investigação, se não é difícil fazer prova.

O processo é tão lento que as infrações verificadas em 2011 só em fins de 2012 foram notificadas pela Segurança Social. Em 2012 foram identificadas 44 mil pessoas sob dependência económica e depois foram notificadas para pagar 24 milhões de euros, mas sobre o reconhecimento da relação laboral nada se sabe.

Este processo é mais uma assumpção de que o Código Contributivo não elimina, mas antes legaliza os falsos recibos verdes. As empresas forçam os trabalhadores a pagar os 5% extra, a Administração é lenta e se os empregadores tiverem várias empresas contornam a lei. O Código Contributivo é um problema para todos os trabalhadores independentes e não resolve o problema dos falsos recibos verdes.

De acordo com os dados do INE, há 928,7 mil trabalhadores independentes. Alguém acredita que só existem 69 casos de falsos recibos verdes?

Notícia aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather