Ministro avisa que indemnizações por despedimento voltarão a baixar

O Ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, foi esta quarta-feira ao parlamento informar os deputados que as indemnizações por final de contrato e despedimento vão baixar de novo. O Ministro utiliza a famosa fórmula do choque e pavor sobre as pessoas que trabalham, pois ainda não foram aprovadas as novas alterações ao Código do Trabalho (mais info aqui), onde também consta a diminuição de 30 para 20 dias de indemnização, e já o Álvaro Santos Pereira vem avisar que dentro de pouco tempo quer que baixem para entre 6 a 10 dias por cada ano de trabalho.

Para sustentar estas propostas o Ministro diz que vai apresentar na concertação social um estudo onde se verifica que a média destas indemnizações na União Europeia não ultrapassa este valor, mas comparar o incomparável é sempre injusto e o Ministro não está a considerar os ordenados que se recebem em França, em Espanha ou no Reino Unido.

Mais, conforme a data da assinatura do contrato de trabalho cada trabalhador irá ter uma compensação diferente, o que causa injustiças e torna a lei impossível de aplicar.

Santos Pereira volta a provar quem é e, face a um desemprego de 15%, o governante preocupa-se apenas com retirar rendimento às pessoas que trabalham.

Notícia Público e SOL.
Mais no Público aqui.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather