Museu das Artes Decorativas quer funcionários sem pagar salário e causa revolta nas redes sociais
O Museu de Artes Decorativas postou esta segunda-feira no facebook um anúncio para “voluntariado” que iriam fazer tarefas simples, como “atendimento ao público” e “guardaria”. Ou seja, o Museu de Artes Decorativas precisa de funcionários, mas não lhes queria pagar salário.
Horas depois do primeiro anuncio e face a uma onda de comentários negativos o Museu de Artes Decorativas reformulou a oferta de emprego esclarecendo que os voluntários iam era “contribuir para a divulgação das artes e ofícios portugueses”.
Face à confusão lançada, a Diretora do Museu de Artes Decorativas teve de fazer um comentário em nome próprio dizendo que tinha havido uma “má interpretação do repto lançado a jovens estudantes” e que “não se está a contratar trabalhadores”.
Como é óbvio a má interpretação é a da Diretora do Museu de Artes Decorativas sobre o que é trabalho e sobre as leis laborais. As funções de “atendimento ao público” e “guardaria” são obrigatórias para o funcionamento de qualquer museu e, logo, são trabalho e, logo, têm de ser pagas com salário.
O “voluntariado” é o novo truque para não pagar salário.
Vê facebook do Museu das Artes Decorativas aqui.






