Na Greve Geral estivemos na rua!

Na passada 4ª feira, o conjunto da população protestou para parar a austeridade e as injustiças. Apesar das intimidações, que fomos constatando e denunciando ao longo do dia, muitos trabalhadores e trabalhadoras decidiram não trabalhar nesse dia, juntando-se à maior mobilização das últimas décadas. Com a precariedade a crescer, a chantagem e a ausência de direitos era uma das principais ameaças à dimensão do protesto. No entanto, os precários e as precárias fizeram inequivocamente parte desta grande Greve Geral.

Os Precários Inflexíveis estiveram na rua e nos locais de trabalho durante toda esta jornada de luta, contactando trabalhadores, dando força à organização da greve, recolhendo informações que foram divulgadas durante  todo o dia. No primeiro piquete da Greve, no Aeroporto de Lisboa, ainda na noite de dia 23. Em piquetes importantes dos transportes públicos, ao longo da madrugada (aqui ou aqui). Nos CTT, onde uma intervenção policial tentou desmobilizar o piquete. Com os trabalhadores da agência Lusa, que aderiram à greve e se concentraram em frente às instalações da empresa. Acompanhando o encerramento de faculdades e a participação de estudantes na greve (aqui ou aqui). E, sobretudo, toda a manhã na zona comercial de Lisboa (Baixa e Chiado), onde impera a precariedade descarada. E também em vários call centers, em que recolhemos testemunhos importantes (aqui ou aqui). Por essa altura, os Intermitentes também andavam pelas ruas de Lisboa.
À tarde ocupámos o centro da cidade com o protesto (vídeo acima). No Rossio, apelámos, em conjunto com a Plataforma dos Intermitentes do Espectáculo e do Audiovisual, a uma concentração para juntar vozes e as suas razões para a luta. Além da música inspiradora dos Loucos da Lisboa, várias intervenções deram energia àquela tarde de mobilização. No final da concentração, passa no Rossio uma manifestação que juntou algumas centenas de pessoas no centro da cidade. Pouco depois, teve lugar o grande concerto organizado pelo SPGL, que juntou milhares de pessoas na Praça da Figueira e onde se fez, no fundo, uma grande concentração de balanço da Greve Geral. Antes disso, no Porto, os nossos companheiros e companheiras do FERVE também estiveram na rua, num final de tarde em que algumas centenas de pessoas se juntaram pela greve nos Aliados.

algumas notícias: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather