Não passará.

No próximo dia 31, perante a iminência da aprovação de um Orçamento de Estado que é não só injusto mas garantidamente destruidor da economia e da sociedade portuguesa, respondemos ao apelo: Que Se Lixe a Troika! Este Orçamento Não Passará! Às 15h frente ao Parlamento começará uma concentração que se prolongará durante toda a tarde, com convocatórias do Que Se Lixe a Troika, da CGTP e de muitos outros grupos. A sociedade junta-se à volta de uma ideia muito simples: não aceitar o voto favorável a um documento que põe em causa a sua própria coesão e existência. Não passará!

Na continuação das manifestações de 15 de Setembro, de 21 de Setembro, de 29 de Setembro, da Marcha contra o Desemprego, da Manifestação Cultural de 13 de Outubro, na próxima 4ª feira será um novo dia de rua. Cada vez temos menos medo da rua e cada vez mais nos sentimos bem nela, porque é na rua que está a nossa força. Porque é na rua que as pessoas podem recuperar o seu poder. A sua intervenção. A sua participação. Após longas análises do documento que estará a ser votado na generalidade no próximo dia 31, a conclusão é feita a uma só voz, da esquerda à direita: é um documento de destruição do Estado Social, de ataque aos mais fracos, aos desempregados, aos precários, aos funcionários públicos, aos trabalhadores do privado, aos reformados, à Saúde, à Educação, à Cultura, ao Ambiente. É um ataque ao país e à sociedade que nele habita. E contra esse ataque só a sociedade pode responder colectivamente. E o governo de coligação treme. E o CDS já tem necessidade de ameaçar os seus deputados se votarem contra. Este governo-zombie treme, balança e já só a troika o sustenta.

Tal como em Espanha se vêm há muito sucedendo as manifestações contra o orçamento de estado, também Portugal se junta a este processo. Cada vez mais estreitamos ligações e cada vez mais se entende a luta comum, que culminará na greve geral de 14 de Novembro. E se em Espanha já se canta Grândola Vila Morena nas manifestações, em Portugal no dia 31 a partir das 15h gritar-se-á: “Não Passará! Não Passará!”
Em Coimbra haverá um protesto às 19h na Praça da República e organizam-se autocarros vindos das Caldas da Rainha e do Porto com destino a Lisboa para participar no protesto.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather