“Nós queremos aprender!” – protesto contra o caos na abertura do ano lectivo

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO manifesto por “NEM MAIS UM DIA SEM AULAS!” teve lugar ontem ao final da tarde nas Escolas Pedro Santarém (Benfica), Passos Manuel (Chiado) e Francisco Arruda (Alcântara). Servia o encontro para alertar para a odisseia que tem sido a abertura do presente ano lectivo de 2014/2015.

Na Escola Pedro Santarém, meia centena de pessoas, entre pais, alunos e professores, exigia um Ensino com qualidade. “Nós queremos aprender!” – reclamavam os alunos. Aqui, contam-se 23 professores em falta num universo de 400 a 500 alunos, onde o 2º e 3º ciclos são os mais prejudicados, já que aqui se encontram os alunos que estarão sujeitos a exames no final do ano lectivo. Ano lectivo este que conta já com mais de um mês de atraso. Um mês em que os alunos até estão na escola, mas sem aulas ou com uma aula por dia, se tanto! Um mês em que os professores que não foram colocados – por erro, repita-se – continuam à espera!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm erro que está a sair caro às Escolas e que Nuno Crato insiste em não corrigir. Um erro que vai certamente afectar o desempenho escolar dos alunos e que representa mais uma injustiça contra os professores. Porque não são as vagas preenchidas o mais rapidamente possível? Quer o Ministro que sejam as Escolas a suportar as contratações?

As Escolas não estão a funcionar. De que mais precisa o senhor Ministro Nuno Crato para resolver de uma vez o problema? As Escolas propõem que o ano lectivo seja prolongado para que os alunos possam recuperar o tempo perdido e ter o número de meses mínimo do que é suposto ser um ano lectivo normal.
E dada a leviandade com que o Ministro tem encarado o problema, para além do histórico com que já nos presenciou, o melhor mesmo seria que resolvesse o caos que provocou e que fosse imediatamente substituído. O apelo final vai mesmo para o Senhor Ministro Nuno Crato: demita-se, por favor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather