O Governo decidiu aumentar o IMI para todos os imóveis portugueses.

O IMI vai subir sem teto, muita gente ficará sem casa
A verdade é que continuam isentos de impostos os Fundos de Investimento Imobiliário. Incólumes continuam os verdadeiros especuladores da bolha imobiliária que culminou nas “imparidades de activos imobiliários” dos bancos (p.ex. BPN) e que levou à injecção de capitais públicos na banca privada, o que por seu turno  levou à bancarrota do Estado e ao resgate da vida dos trabalhadores.

Os números das dezenas de milhar de moradias e apartamentos vazios que estes fundos mantêm fechados por todo o país continuam a gozar de isenção de IMI — e de IMT – enquanto as famílias que contraíram empréstimos para casa de residência permanente vêem agravado esse imposto. As dezenas de milhar de hectares de terrenos urbanizáveis, loteados e com projecto aprovado, mantidos incultos à margem das cidades, a preços especulativos de milhões de euros por hectare continuam isentos de IMI.

A bolha imobiliária portuguesa transferiu para as mãos de especuladores de fundos cerca de 200 mil milhões de euros. Ontem como hoje, eles continuam livres de impostos. E entretanto os trabalhadores são chamados a pagar a bancarrota que esse processo causou com um assalto fiscal do mais brutal que há memória sobre os seus rendimentos do trabalho.

Fonte: http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/bd_igf/bd_legis_geral/leg_geral_docs/DL_060_2002.htm

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather