“O Mundo dá muitas voltas mas nada disto é novidade: é o renascer das velhas regras do capitalismo!” | João San Payo sobre os Precários, 2º aniversário da Associação
João San Payo – Músico
Lembro-me ainda que também foi com o pretexto duma crise económica no nosso Portugal dos anos 80 que o então primeiro ministro «socialista» Mário Soares teve a brilhante ideia de criar os recibos verdes. Aproveitando a ocasião, decidiu «meter o socialismo na gaveta» (palavras suas) e tal como agora, com este governo de fascistas Coelho/Portas, recorreu à «ajuda» do FMI (infelizmente, ainda não se aperceberam que o FMI é parte do problema, não é nem será nunca parte duma solução. Os países da América Latina confirmam-no por experiência própria!)
Na minha opinião, o retrocesso civilizacional cometido contra um dos direitos fundamentais da humanidade que é o direito ao trabalho (com condições dignas, evidentemente), teve nesse momento o seu ponto de partida e nunca mais foi corrigido, antes pelo contrário, os sucessivos governos que temos elegido democraticamente continuam a penalizar os cidadãos com medidas cada vez mais gravosas.
Os ataques continuados à lei de contratação colectiva, a desvalorização do trabalho à custa da desregulamentação das leis laborais, a usurpação de direitos sociais para com quem cumpre os seus deveres trabalhando são as imposições de uma nova escravatura à qual os poderosos e auto intitulados neoliberais nos querem subjugar. O mundo dá muitas voltas mas nada disto é novidade: é o renascer das velhas regras do capitalismo!