O país mais desigual da UE – Portugal
Entre os 27 Estados Membros da União Europeia Portugal é o país mais desigual: os 20% mais ricos capturam 43% do rendimento disponível.
Os 10% mais ricos capturam 28% do rendimento total e auferem 10,3 vezes mais que os 10% mais pobres.
Perante tais evidências discute-se hoje a possibilidade de taxar os rendimentos dos mais ricos enquanto estes, os coitadinhos dos ricos, vão esgrimindo argumentos, uns mais cómicos que outros, para fugir a esta medida que representa apenas uma gota de justiça entre o mar de injustiças e ilegalidades praticadas por estes mega-patrões.
Os pobres, os desempregados, os precários e os pensionistas foram os primeiros alvos das medidas de austeridade e continuam a ser os principais afectados com todos os cortes previstos. Os senhores das grandes fortunas, jogadores da banca e eternos promotores da economia subterrânea continuam intocáveis neste processo.
Taxar as grandes fortunas e os detentores de maiores rendimentos não é um acto de caridade mas uma forma de fazer justiça e promover uma sociedade mais solidária, reconhecendo que não foram os trabalhadores os causadores da crise actual.
Mais informação:
by