O PI acompanhou a "Geração à Rasca" em Viseu
A par do que estava a acontecer em Lisboa e no Porto, Viseu também se indignou e participou no protesto “Geração à Rasca” que varreu o país de Norte a Sul, contra as condições laborais precárias e sem futuro em que o país está inundado. Os Precários Inflexíveis acompanharam a manif.
A concentração foi feita à frente da Camara Municipal de Viseu e ouviram-se frases como “Nem no 1 de Maio de 1974 vi tanta gente nesta praça”. À volta de 1500 pessoas resistiram à chuva e más condições climatéricas para se manifestarem contra as condições degradantes que estão a ser oferecidas a todos nós.
Quem esteve lá pode verificar que não é apenas a geração mais jovem que está rasca, são várias gerações de filhos, pais, e avós que estão enrascados. Os testemunhos das pessoas ao microfone desfez o mito de que a precariedade apenas atinge as gerações mais jovens, a precariedade atinge-nos a todos, um elemento de uma família que seja atingido pela precariedade e/ou desemprego, irá ser a família num todo que sofre, são inumeros os casos país a sustentar os filhos, filhos a sustentar os pais, avós a sustentar os filhos e netos, pessoas com dois, três ou mais empregos para pagar as dívidas, etc.
No final das intervenções, os presentes fizeram um cordão humano à volta da Câmara Municipal, a simbolizar a união dos que lá estavam.
by