OIT diz que plano Juncker da UE só poderá resolver 10% do problema do emprego
De acordo com um estudo apresentado pela Organização Internacional do Trabalho, o plano apresentado por Juncker para investimentos na Europa pode criar 2,1 milhões empregos até 2018. Mas… – e há sempre um mas – só se os fundos forem bem alocados e os programas bem desenhados.
E mesmo assim, nos 28 estados da União Europeia, há mais de 23 milhões de pessoas desempregadas, das quais 12 milhões são desempregados de longa duração.
O plano Juncker, apresentado com pompa e circunstância, é na verdade um enorme flop. Os 21 mil milhões de euros anunciados não chegam sequer começar a resolver o problema de desemprego que a austeridade criou.
Nos últimos dias foi ainda anunciado um grande programa de investimentos estratégicos combinados entre o setor público e o setor privado que poderiam ascender a 315 mil milhões de euros. Nada se sabe sobre o compromisso dos governos e do setor privado para este plano. E, apesar disso, a própria OIT assume que se não houver uma grande parte de investimento privado e se não se ajudarem as economias em maiores apuros, estes programas não terão nenhum impacto no desemprego maciço que assola a Europa.
by