Opinião :: António Saraiva, quanto ganhas por mês?

O Patrão dos Patrões, António Saraiva, presidente da CIP, afirmou hoje que é necessário reduzir os salários aos operários do têxtil e do calçado para aumentar a competitividade. Para os patrões que nos assaltam os bolsos, o caminho a seguir é sempre o da competitividade, um caminho apontado como único e inevitavelmente desejado por todos.

António Saraiva, se o que pretendes é a competitividade e se esta significa a produção cada vez mais barata à custa dos salários e dos direitos de todos nós, não percebo qual é o teu problema. Queres competir com quem? É que nessa matéria já somos líderes na Europa: menos salários, menos serviços públicos, menos apoios sociais, mais pobres, mais precários,….
Assim, não quero saber da competitividade para nada. Mas se há aqui alguém que não é competitivo és tu, quanto ganhas por mês? Só queres a competitividade para os outros?

Dizes que Portugal ultrapassou o paradigma dos salários baixos? O actual salário mínimo, apesar de ser numericamente superior, o seu valor real é inferior ao de 1974. Para ser equivalente, i.e. ter acompanhado a inflação, teria de ser superior a 560€ mensais.

Dizes que os Sindicalistas “matam a mãe” só para se manterem nos mesmos cargos e que “um dos problemas de cidadania é que permitimos durante muito tempo que as mesmas pessoas permanecessem nos mesmos cargos”. Dá-te jeito atacar os sindicalistas, assim como todo o restante movimento dos trabalhadores, porque bem sabes que a organização dos trabalhadores é a única forma de fazer justiça e de te tirar a ti e aos restantes vampiros do poleiro onde se encontram e rodam posições à gerações – um verdadeiro problema para a cidadania. A nossa precariedade é o vosso banquete, mas um dia acaba-se.

Notícia aqui 

Ricardo Vicente

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather