Opinião: Fim de semana com chuva forte e trovoada

Este final de semana será a tempestade perfeita. Haverá tantas e tão importantes notícias que a nossa atenção será dispersada em mil lugares.

Hoje é o último dia para a entrega de propostas para a compra do BPN. Ou seja, amanhã saberemos quem, por menos de tuta e meia e abaixo da uva mijona, vai ficar com toda a rede de balcões do banco e ainda com os seus activos e passivos.

É de relembrar que o BPN foi nacionalizado em 2008 e que já custou aos contribuintes mais de 5000 milhões de euros, ou seja, cada um de nós pôs nos bolsos de Faria de Oliveira, Dias Loureiro e amigos, cerca de 500€. Agora veremos a que preço Passos Coelho consegue vender o banco sabendo que ainda há poucos meses Teixeira dos Santos não o conseguiu sequer rifar.

Depois, amanhã mesmo reúne de emergência o Eurogroup, ou seja, os Ministros das Finanças da zona euro vão reunir-se para tratar do problema da Grécia sob o fantasma do ataque especulativo à Itália e à Espanha, dois países que são considerados “too big to fall”. O FMI já enviou a sua mensagem à Europa dizendo que os Estados Membros não podem continuar a adiar a solução do problema e Papandreou, primeiro-ministro grego, já disse que “Este é o momento do tudo ou nada”.

E já amanhã o Conselho de Ministros irá aprovar as alterações ao Código do Trabalho que irão tornar os despedimentos mais fáceis e baratos. Aliás, a discussão desta iniciativa legislativa deverá ser discutida já a 28 de Julho, sem respeitar os dias de discussão pública que as alterações à legislação laboral obrigam.

Como vêem no final desta semana pesadas nuvens pairarão sobre a Europa e sobre Portugal. Já cheira a trovoada.

Ricardo Santana

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather