Opinião: O Vitalino apanha as Canas… mesmo quando ninguém festeja!

Vitalino Canas, o recentemente empossado “provedor do trabalhador precário” – é impossível não rir e ranger os dentes ao mesmo tempo quando se lembra isto… –, porta-voz do Partido Socialista, foi chamado a anunciar ao país os resultados da reunião que o seu partido levou a cabo, na passada 3ª feira, dia 11/03, para fazer o balanço de 3 anos de governação Sócrates e restantes.

O país estava ansioso. E mais terá ficado ao ouvir as palavras do porta-voz-provedor: “Quando se fazem balanços é, certamente, para realçar aquilo que se fez bem. E, foram tantas as coisas que fizemos bem, que não temos de perder tempo com o que fizermos mal”.

Ficamos esclarecidos. Para o PS e para o Governo, os balanços servem para o auto-elogio e pouco mais. Olhar para o que está mal e corrigir é “perder tempo”… Esquecer que houve 100 mil professores na rua a semana passada é, talvez, “realçar o que se fez bem”. Atacar os funcionários públicos, agravar a redacção do Código de Trabalho, limitar o arrendamento jovem, destruir a segurança social e degradar os serviços públicos, fomentar a precariedade no Estado e no resto: certamente, nas palavras de Vitalino, algumas das “tantas as coisas que fizemos bem”.

Nós dizemos que está mal. Mas também dizemos que não vamos ficar de braços cruzados à espera que vão destruindo as nossas vidas. Estamos aí: fazemos ciclos de debates, organizamos o MayDay, denunciamos a precariedade e juntamos gente para lhe fazer frente. E somos cada vez mais.

Tiago Gillot

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather