Opinião :: Quando a "segurança" se volta para dentro

Até hoje, a maioria das chefias policiais e militares, por motivos de vária ordem, nunca lidaram bem com a liberdade. Mas o que afecta toda a população que vive do seu trabalho, afecta também os homens e mulheres que trabalham nas forças de segurança. Têm uma profissão que é de uma forma geral muito mal remunerada e cuja acção é quase sempre voltada para o pequeno delito, o ladrão de autocarro ou auto-rádio, o pequeno traficante… uns contra outros.

Sabemos por outro lado que as forças de segurança são usadas, no pior entendimento que poderemos ter de “usar”, para pressionar e intimidar tantas vezes companheiros sociais que trabalham noutras áreas, ou até, no cúmulo, jovens estudantes.

No entanto, o ano de 2009 foi marcado por uma grande manifestação onde estiveram presentes 9 sindicatos policiais que mobilizaram mais de 8 mil polícias, numa manifestação de grande alcance social.

Hoje as chefias sentem-se ameaçadas pelos trabalhadores que tantas vezes usam e abusam para controlar outros trabalhadores. Hoje o comandante da PSP de Viseu fala de abusos sindicais no qual é secundado pelo Ministro da Administração Interna.

Eles não toleram liberdade de expressão ou organização nas forças de segurança. Discursam no sentido de colocar os trabalhadores uns contra outros, contra os sindicalistas falando de “falta de camaradagem”. Depois da manifestação dos 9 sindicatos e 8 mil polícias na rua, parece a estes dois altos responsáveis exagerado o número de sindicatos, mas enquanto os sindicatos estiveram divididos nunca se ouviram deste tipo de ataques.

Fica aqui a solidariedade por todos os que lutam dentro das forças de segurança pela liberdade de expressão e organização. Ter valor é estar dentro de um local sem democracia e lutar pela mesma, sendo permanentemente ameaçado por uma hierarquia despótica.

A garantia de democracia e liberdade para todos as pessoas só será maior quando o controlo e decisão sobre a actividade e organização das forças de segurança tiver em si própria conceitos democráticos e de liberdade. Começando na liberdade de expressão e organização de quem lá encontrou forma de ganhar a vida.


rUImAIA

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather