Opinião::Lula da Silva poderia vir ao Mayday

Lula da Silva disse numa conferência de imprensa que «Resolver o problema da crise, é resolver o problema da emigração, porque não temos o direito de permitir que sejam os pobres que viajam pelo mundo à procura de uma oportunidade, de um salário, de uma renda, que sejam os primeiros a pagar as contas de uma crise feita pelos ricos».
Diz ainda que não conhece nenhum índio ou negro que tenha contribuído para a instabilidade dos mercados financeiros. «É uma crise fomentada por comportamentos irracionais, de gente branca de olhos azuis, que antes da crise pareciam que sabiam tudo e que agora demonstram não saber nada».

Resta dizer, e provavelmente Lula concordará, que a crise, como consequência da voracidade de poder e dinheiro de um conjunto mínimo da população mundial – os ricos ou poderosos – foi também consequência da corrupção do poder político que os principais países do mundo têm no poder há dezenas de anos, seja nos EUA, na Europa, no Japão,…

Precisamos agora de dizer não aos mesmos decisores políticos que foram os braços direito e esquerdo do capital voraz, foram capatazes acirrados contra os trabalhadores por todo o mundo. Precisamos de tornar claro que estes não terão novamente o benefício da dúvida dos milhões que prejudicaram gravemente ou até mataram como consequência das suas decisões.

Vamos construir uma alternativa que não passa por manter a mentira e a corrupção no poder. Para já, juntamo-nos no dia 1 de Maio, no Mayday, e no percurso que construímos juntos no Mayday, juntamo-nos à grande manifestação do poder de quem trabalha… pela justiça*.

rUImAIA

*a justiça como razão das pessoas que trabalham para viver, não aquela institucional que é uma caricatura embriagada que goza com todos nós no dia a dia.

notícias aqui e aqui

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather