Orçamento 2013 aprovado por maioria PSD e CDS

A Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2013  do Governo de Passos e Portas foi ontem aprovada no Parlamento pelos deputados e deputadas da maioria PSD/CDS-PP. Os restantes grupos parlamentares (PS, PCP, BE e PEV) votaram em bloco contra (notícia Público).

Apesar das mais de 10 mil pessoas que se concentraram frente ao Parlamento contra este Orçamento de Estado, nomeadamente a função pública, os estivadores, os produtores agrícolas, precários e desempregados, a maioria não teve nenhum pejo em assinar o documento que vai agravar a recessão, destruir salários e postos de trabalho; tudo para pagar milhares de milhões de euros de uma dívida que, só em juros em 2013, nos custa tanto como o Serviço Nacional de Saúde para todas as pessoas que vivem em Portugal.

As bancadas do PCP e do BE e mesmo o deputado do PS Sérgio Sousa Pinto indignaram-se contra a contra relógio imposto pela maioria de forma a evitarem os protestos da população.


O Orçamento Estado agora segue para discussões setoriais nas diversas comissões parlamentares e no próximo dia 27 de Novembro far-se-á o debate e a votação final de todo o orçamento. Depois será enviado ao Presidente da República que o poderá promulgar ou pedir a sua fiscalização pelo Tribunal Constitucional.

Assim, a luta de todas e todos aqueles que sentem que este Orçamento de Estado para 2013 é injusto e que sentem a responsabilidade de contribuir para que não seja aprovado ainda não acabou.

Na segunda-feira 12 de Novembro a Chanceler Merkel vem visitar Portugal para ver os escombros da sua política para a Europa que está a ser aplicada por Passos Coelho e para a quarta-feira dia 14 de Novembro está marcada pela CGTP uma greve geral à qual já aderiram vários sindicatos que não pertencem a essa central sindical.

Os Precários querem juntar todas as vozes e forças que não aceitam este Orçamento de Estado e que querem contribuir para o sucesso da Greve Geral, mesmo que estejam em situação de precariedade e desemprego, e, por isso, convocaram uma reunião aberta de preparação desta greve para este domingo, dia 4 de novembro, no MOB. Aparece!

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather