Para Edmundo Martinho a degradação da Segurança Social é a meta

Mais de 900 mil famílias já prestaram prova de rendimentos através da Segurança Social Directa, informa Edmundo Martinho, presidente do Instituto da Segurança Social, à Lusa, afirmando que “as coisas correram bem” e que esta medida representa “um grande avanço no relacionamento da Segurança Social com os Cidadãos”. E como tudo correu tão bem, foi magnânimo e decidiu prolongar mais três semanas o prazo para a prestação de prova de rendimentos. Assim, quem ainda não o fez tem até ao dia 21 de Janeiro para provar à Segurança Social que merece continuar a receber apoios sociais.
Relembramos que esta declaração de rendimentos obrigatória (a “prova de condição de recursos”) para todos os beneficiários de prestações não contributivas como o  abono de família e o rendimento social de inserção, mas também do subsídio de desemprego, uma prestação contributiva (ao contrário do que afirmam diversas vozes do Governo), decorre de algumas das medidas de austeridade, impostas através do PEC I, que se traduziram num corte generalizado dos apoios sociais: 

  • alteração do conceito de agregado familiar
  • alteração da forma de calcular os rendimentos
  • alteração da capitação de cada membro familiar
O que Edmundo Martinho não informa é do montante total que representam estes cortes e do seu insignificante peso na totalidade da despesa pública, em contraste com a importância vital que estes apoios representavam na economia das famílias mais pobres. Menos Segurança Social, menos apoios e mais dificuldades para quem nunca conheceu outra coisa. Esta é a realidade que Edmundo Martinho diz representar “um grande avanço no relacionamento da Segurança Social com os cidadãos”. Esta é também a perspectiva de futuro que patrões e governantes ambicionam para a totalidade dos trabalhadores. É a este projecto que se referem quando falam em modernidade, competitividade, sustentabilidade, flexibilidade, entre outros chavões.

Notícia (aqui)

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather