Passos sozinho: todos querem subida de salário mínimo

passos-gaspar-portasCom as declarações fez no último debate quinzenal o Primeiro-ministro conseguiu isolar-se totalmente ao defender que uma “medida sensata” seria a diminuição do salário mínimo para combater o desemprego. No entanto, especialistas internacionais, os sindicatos, o patronato e a oposição defendem o aumento do salário mínimo para romper com a crise económica e fomentar o emprego.

O Governo está sozinho na teimosia de não aumentar o salário mínimo que hoje é o mais baixo da zona euro e que, após descontos, não passa dos 431€, ou seja, poucos euros acima do limiar da pobreza.

Em 2010 foi assinado um acordo na concertação social entre Governo PS, patrões e sindicatos que previa a subida do salário mínimo para 500€ em 2011 e como contrapartida os patrões teriam descontos na taxa social única. Os descontos para os patrões aconteceram, mas o Governo PS e, posteriormente, o Governo PSD-CDS/PP nunca o cumpriram.

Agora vozes como a de António Borges vêm ao salvamento do Governo defendendo mesmo diminuições de todos os salários, dizendo que isso seria o “ideal”.

Ideal, como disseram centenas de milhares pessoas há apenas uma semana, era que o Governo se demitisse.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather