Pessoal de cantinas, bares e refeitórios em greve

Muitas acusações contra a ARESP

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, áreas de serviço e bares concessionados têm uma greve marcada para esta quarta-feira, 2 de Abril, que ficará marcada também por uma concentração em Lisboa, como forma de protesto contra a alegada recusa da associação patronal em negociar o contrato colectivo.

De acordo com o sindicato da Hotelaria e Turismo do Norte, a concentração ocorre a partir das 15:00 horas, junto à FIL, no Parque das Nações, onde estão a decorrer, em simultâneo, as jornadas da Associação de Restauração e Similares de Portugal (ARESP).

Este ano, esta é já a segunda greve do sector. A primeira ocorreu a 25 de Fevereiro.

Segundo o sindicato, a ARESP pretende retirar aos trabalhadores o direito ao subsídio de alimentação nas férias e ao próprio subsídio de férias, acabar com o subsídio nocturno das 20:00 às 22:00 horas, e admitir apenas um dia de folga.

A estrutura sindical acusa ainda a associação patronal de querer acabar com o quadro de densidades, impor um regime de 44 horas semanais e 12 horas diárias, facilitar a alteração dos horários e as transferências de local de trabalho, além de reduzir o pagamento do trabalho em dia feriado e em dia de folga.

e na RTP

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather