PI lança campanha "Autarquia sem precários"!
A precariedade atinge já cerca de 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em Portugal. O Estado, que tem especiais responsabilidades nesta matéria e as deveria assumir, é um dos principais empregadores de precários. É esta a realidade em ministérios, serviços e institutos públicos ou programas governamentais. Mas também no poder autárquico, nas Câmaras ou empresas municipais, é conhecido o recurso crescente a vínculos precários.
Assim, os Precários Inflexíveis decidiram avançar com uma campanha nacional com o objectivo de traçar o retrato real da precariedade no trabalho tutelado pelas autarquias em Portugal.
No âmbito da iniciativa “Autarquia sem precários” vamos pedir aos Presidentes de todas as Câmaras Municipais do país que nos informem sobre a existência ou não de trabalho precário nas suas autarquias e, sobretudo, convidá-los a assumir o compromisso público de rejeitar o recurso a vínculos precários nos vários departamentos e empresas municipais que tutelam.
Toda a informação será reunida num site, em que, além divulgarmos a situação de cada uma das autarquias em função das respostas que vamos recebendo, recolheremos testemunhos de trabalhadores e trabalhadoras dos municípios e de toda a gente que conheça situações de precariedade em qualquer uma das 308 Câmaras Municipais do país.
A iniciativa “Autarquia sem precários” será lançada em Lisboa nesta 3ª feira, dia 28 de Julho, no bar do Teatro “A Barraca”, pelas 21h (Largo de Santos, metro Cais do Sodré). Neste lançamento, além de divulgarmos o site e o seu funcionamento, haverá ainda tempo para uma conversa sobre a campanha e os seus objectivos.
Até 3ª feira!
by
Excelente ideia!