Porque as saudades já apertavam…
@s Precári@s INflexíveis estiveram esta manhã num dos bairros-catedral da precariedade no trabalho, a Estefânea em Lisboa. Aqui existem vários Call-Center, ETT’s, e muit@s precári@s.
Estivemos em frente a uma ETT mas também contactámos com pessoas que passavam na rua, precári@s na sua maioria como seria de esperar.
Entre vários testemunhos vivos que recolhemos, deixamos aqui o de uma professora universitária – a precariedade toca mesmo toda a gente… – a trabalhar há 23 anos com contratos de provimento administrativo, sem saber ao certo quando é que a sua situação é regularizada. Está esperançada que um dia, não sabe quando, o bom humor do Conselho Directivo lhe ofereça um contrato para deixar de andar com uma mão-à-frente e outra atrás.
Estaremos nos próximos dias em mais locais onde se vão depositando vidas precárias, contactando certamente com muitas outras histórias e sobretudo a tentar combater o isolamento e o medo. Além de tudo o resto, queremos denunciar as mentiras do Código do Trabalho, que não tarda estará em vigor para tornar a precariedade a norma e rebentar com direitos antigos.
Foi isto que andámos a distribuir…
Se quiseres, imprime este pdf em folhas A4… 2 panflos por folha.
ps: mais uma vez o nosso obrigado ao Irmão Lúcia por este magnífico desenho que serve de capa a este panfleto.
by