Portugal bate recordes de exportações da sua matéria-prima mais rica: as pessoas

Enquanto Paulo Portas vai à Ásia assinar acordos para exportar arroz para a China, e enquanto se faz uma aposta no aumento das exportações (sem contar, claro, que a diminuição das importações fará com que as exportações também fiquem mais caras), confirma-se o dado mais relevante para perceber a austeridade: Portugal bateu todos os recordes de emigração. Hoje as pessoas emigram mais do que quando tinham de fugir da Guerra Colonial. O país está a exportar a sua matéria-prima insubstituível – as pessoas.

Dinheiro Vivo
Dinheiro Vivo

 

121418 pessoas partiram em 2012. São mais de 10 mil pessoas por mês, mais de 330 pessoas por dia. Em 2013 é expectável que sejam mais do que em 2012. É o futuro do país que faz as malas e parte. E fá-lo aconselhado pelo Governo e pela troika, normalmente para acabar a sofrer noutro país (especialmente se o país escolhido for também na Europa). São 120 mil pessoas, muitas delas formadas nas escolas e universidades públicas deste país, pessoas que trabalharam para construir o Estado Social, para viver com dignidade na sua terra. Não haja a mais pequena dúvida – estas pessoas foram expulsas do país. Banidas. Quem as expulsou foi o Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, foi a troika e foram os beneficiários da crise, que apontam o vértice da destruição da sociedade como “o único caminho possível”. Foi a austeridade, a precariedade e o desemprego que levaram o que de melhor há em qualquer país a partir – os seus jovens, os seus trabalhadores, o seu povo.

Há muito que quem já partiu nos diz que quer voltar. Queremos que os nossos amigos, que as nossas famílias, que as nossas colegas voltem. Sabemos que apenas acabar com quem acaba com o país poderá fazer a esperança voltar. E com a esperança, que voltarão as pessoas. Combater a troika, este Governo e as suas políticas é querer sonhar, é querer mais, da vida e da sociedade. É querer um futuro. É querer aumentar as importações da mais rica matéria-prima de um país: as suas pessoas.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather