Precariedade e Desemprego – alguns números
Segundo os dados do INE, divulgados hoje, o actual número de desempregados em Portugal saltou dos 9.1% observados no trimestre passado para 9.8%. Relativamente ao ano anterior, para o mesmo período, a taxa de desemprego era de 7.7%. Assim, durante o último ano de governo PS, o desemprego conhecido pelas estatísticas oficiais subiu 27%. Em entrevista à TSF, José Sócrates tenta desculpar estes números com a “crise internacional”. O Jornal Público afirma que nunca o país conheceu uma taxa de desemprego tão elevada relembrando os 9.2% registados no primeiro trimestre de 1986.
Mas os dados do INE dão conta de outro facto, no segundo trimestre deste ano 84.4% dos trabalhadores que obtiveram o seu primeiro emprego são precários. Em 2005, ano em que o governo de José Sócrates tomou posse, este valor correspondia a 76.1% e em 1998 a 65.8%.
Actualmente, 7 em cada 8 novos trabalhadores (contratados há menos de 12 meses) são precários (Diário Económico).
Estes números, que representam o crescimento do desemprego e da precariedade, factores que andam de mãos dadas, são marca da governação falhada do Governo de José Sócrates e das suas políticas feitas à medida dos grandes patrões. Mas ainda assim, estes – os grandes patrões – não estão satisfeitos, acham que é preciso mais “flexibilidade” por parte dos trabalhadores. Querem-nos ainda mais descartáveis e com menos direitos. A ministra do trabalho, Helena André, prepara-se para lhes continuar a fazer as vontades e contribuir para o crescimento destes números.
by
Mas que mais podemos esperar com esta MAFIA de governo??? E esta nova ministra vai governar pela mesma cartilha!
Cumps