Precariedade em debate na RTPN

Coragem de testemunhos de precários da EDP e Santa Casa da Misericórdia!

[logo_canal.gif]

FERVE antecipa entrega da petição na AR

Ontem, na RTPN, no programa “Fórum do País”, a precariedade esteve em debate. Três precários, um jurista e um sociólogo concordaram no essencial: a precariedade é um flagelo em expansão, que transforma brutalmente as anteriores condições no trabalho nas sociedades modernas, conduz ao progressivo empobrecimento e prejudica a vida de milhões de pessoas, nas suas várias dimensões.

Ricardo Salabert, do movimento FERVE (Fartos D’estes Recibos Verdes), esteve presente e antecipou a entrega amanhã na Assembleia da República de uma petição, que reuniu cerca de 5000 assinaturas, contra os falsos recibos verdes.

A coragem dos testemunhos concretos de dois precários marcaram o debate.

Ficámos a saber que a EDP mantém um trabalhador, hoje com 39 anos, a recibos verdes há 23 anos! A mesma função, para a mesma entidade, há 23 anos a recibos verdes! Sem direito a seguro de trabalho pago pela empresa e obrigado a usar carro próprio, às suas custas, para o desempenho da sua função!

Um outro testemunho veio de um trabalhador da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, que se encontra a recibos verdes há 6 anos.

As vidas das pessoas assaltadas pela precariedade são concretas. E começam a ganhar voz. A irresponsabilidade das empresas (com milhões de lucros anuais) e instituições sociais, tantas vezes com o apoio do próprio Estado, está a ser denunciada! Esperamos que a entrega da petição promovida pelo FERVE amanhã contribua para o urgente debate e visibilidade de assalto escondido com o rabo de fora.

A visibilidade da precariedade está a passar por aqui. E por todos os lados.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather