Precariedade em película

http://subrosa3.files.wordpress.com/2007/07/camera_chaplin_shaun_curry_afp.jpg


“Chômage, Unemployment, Arbeitslosigkeit, Disoccupazione, Desemprego. Muda o idioma, mas o sentimento de marginalização e exclusão social que sente um desempregado é igual em todos os países. Um grupo de mulheres alemãs dá voz ao desespero. São um produto acabado da recessão económica e da falência da indústria. Dizem – enquanto aparam umas sebes – que, se pudessem, voltavam a construir “o Muro”. A milhares de quilómetros de distância, um cidadão inglês queixa-se do sentimento de inutilidade que lhe preenche os dias desde que perdeu o emprego, após 30 anos de trabalho. Agora afaga o cão e vê televisão, amargurado. Um alemão viu negada à sua mulher estrangeira a cidadania germânica porque ele próprio está desempregado.

Estas são algumas das histórias que a realizadora Catherine Pozzo di Borgo reuniu no documentário “Desemprego e Precariedade, a Europa vista pelos desfavorecidos”. O filme passou ontem à noite no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra – integrado na sessão “Para uma Outra Política Económica, Para uma Outra Europa, Para uma Europa Social”, organizada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra- e foi comentado por economistas portugueses e por Henri Sterdyniak, do Observatório Francês das Conjunturas Económicas.

Reagindo às histórias de exclusão e precariedade, Sterdyniak resumiu que o documentário mostra o actual cenário de desemprego em massa existente na União Europeia. “Isto mostra a situação dos trabalhadores confrontados com um novo sistema de ‘workfare’, em vez do sistema de ‘social welfare’””

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather