Precários Inflexíveis Invadem Call Center :: Greve Geral!
Os Precári@s Inflexíveis estiveram ontem à tarde no interior de um dos call center de uma das principais instituições bancárias do país. Foi uma acção de contacto com esses trabalhadores e trabalhadoras, num claro apelo à Greve Geral do próximo dia 24 de Novembro. Durante a acção foi aberta uma faixa no local de trabalho, onde se pode ler “Não pisem mais o precário, Greve Geral dia 24 de Novembro!”.
Com esta acção, os Precários Inflexíveis continuam um percurso de mobilização para a Greve Geral, fazendo-o junto de quem trabalha sobre as piores condições. Os trabalhadores e trabalhadoras dos call centers estão entre os mais explorados e mais chantageados. São policiados no seu local de trabalho, forçados a ritmos de trabalho desumanos, pressionados permanentemente, sem quaisquer condições ou direitos, com elevada rotatividade e salários muito baixos. O trabalho nos call centers é um exemplo flagrante de um modelo que se tenta impor e ameaça o conjunto da classe trabalhadora.
Procurámos, com este contacto no próprio local de trabalho, furar o muro de silêncio que deixa os direitos mais básicos à porta dos call centers, contribuindo para denunciar a sobre-exploração de milhares de pessoas que, quase sempre sujeitas aos negócios da subcontratação ou a contratos de trabalho muito curtos, sentem a ameaça permanente de perderem a sua ténue fonte de rendimentos. A exploração aqui é também sinónimo de coacção, que reprime a organização destes trabalhadores, que põe todos os dias em causa os seus direitos, nomeadamente o direito à greve.
Sabemos que a Greve Geral de 24 de Novembro será uma resposta fundamental para enfrentar a austeridade e a degradação dos rendimentos e das condições de trabalho, os cortes nos apoios sociais e nos serviços públicos. No dia 24, os trabalhadores, mais ou menos precários, mas também os desempregados e todos os que vêem ser-lhes roubado o presente e o futuro, unidos neste protesto geral, lutam para parar estas medidas e exigir alternativas que respondam às verdadeiras urgências: a precariedade, o desemprego, a perda de rendimentos e a pobreza. A Greve Geral não é apenas um direito: são muitos, incluindo os mais básicos, que hoje nos querem tirar a pretexto de uma crise que não criámos.
by
Parabéns. Grande Cena. Força aí na luta. Acho inteligente desfocarem as caras das pessoas envolvidas. Parabéns uma vez mais.
Acho muito bem que lutem pelos vossos/nossos direitos, e que se lute por salários melhores, mas para se fazer uma greve geral não podem ser só alguns, temos de ser todos, e quando digo todos é todos mesmo, ou seja no dia 24 não podemos ter electricidade, não podemos ter gaz, não podemos ter água, não podemos ter transportes públicos, ou seja não podemos ter nada a funcionar quer seja serviço público ou não.
É só a minha opinião.
Se querem mudar algo votem no bloco de esquerda,lembrem-se que quem aprovou este maravilhoso do código de trabalho foi o PS/PSD e CDS dizendo que combatia a precariedade os resultados estão à vista.
Os governos estão a marimbar-se para as greves eles temem as eleições nada mais e principalmente a ascensão do BE até o líder do canal PSD SIC promoveu conferências para insultar o BE nas últimas eleições e o jornal PSD/CDS,ou seja,o expresso tinha sempre notícias para propagandear mantiras contra o BE.
Continuem a votar nos responsáveis desta crise PS/PSD e CDS,mas depois não se queixem.
Muitos Parabéns pela iniciativa e presto a minha enorme solidaredade porque eu já fui funcionário de Contact Center em quase todos eles e mesmo no Espírito Santo Contact Center. Deveriamos pedir a cabeça dos Administradores das Empresas de Trabalho Temporário que roubam por mês cerca de 100 Euros por cada funcionário colocado. Em vez de pagarem cerca de 750 Euros por mes, pagam 650 Euros por mês! Isso é injusto! E reclamar a reintegração de funcionários que foram despedidos pelas políticas de produtividade absurdas que desincentiva a moral dos trabalhadores dos Contact Centers.
Muito obrigado pelo vosso manifesto e CONTINUEM! Porque A LUTA CONTINUA!
Pois é votem no Manuel Alegre Que o BE apoia!!!!!
É esse Manuel Alegre que votou sempre ao lado da politica de direita do PS inclusive no Governo do Mario Soares na introdução do trabalho precário em Portugal….
O manuel Alegre que o BE+PS apoiam…..
Esta acção é de uma rebeldia enorme???? e na GREVE GERAL Exercem o direito à GREVE?????
OS que entraram dentro do call center são meros oportunistas só gostam é de aparecer na TV!!!!
No dia da GREVE gostava de os ver à porta do seu local de trabalho a convecer os seus colegas a não trabalharem…. Mas nesse dia de certeza que ficam a dormir que já é bom para estes rebeldes, que por vezes são eles os fura!!!!! amarelos!!!!!!!!!!
não me parece que a conversa dos alegres e dos partidos tenha assim tanto a ver com esta acção.
se estas pessoas vão fazer greve, não sei, mas acredito que sim.
mas o que é certo é que muitos precários acham que não a poderão fazer por sentirem demasiado presente a chantagem do desemprego, das contas para pagar e da incerteza do futuro.
é preciso arriscar, levantar a voz e não baixar a cabeça. mas se até ao dia 24 se apelar à greve, se trabalhar para que esta tenha muita força, esta será certamente mais participada. e isso toda a gente pode fazer (já agora, sem andarem às turras uns com os outros. porque queremos todos uma greve forte que reanime a insubmissão)
Prezo imenso esta vossa iniciativa, mas isto não vai lá com conversas. Portugal precisa de uma nova revolução e ela deve partir dos jovens, que são os mais castigados: licenciaturas para ter menos perspectivas de vida que os nossos pais; salários miseráveis; vidas frustradas e frustrantes antes dos 30; etc., etc. Nós, jovens, precisamos de grupos de acção mais activos e, se for preciso, violentos. Temos que ser nós a dar a volta a isto. Somos o futuro do país, não podemos cair no marasmo como a geração dos nossos pais. Portugal é possível; futuro digno é possível; intervir é pungente! Chega de conversa!
Jovens, não deixem que as vossas acções sejam vistas como acções de partidos A ou B. Isto não é BE, PCP, Anti-PS ou PSD. É direitos colectivos; de todos; sejam pessoas de esquerda, direita, centro, ou diagonal. Estamos todos no mesmo barco. E os sindicalistas vergonhosos, que há quase 36 anos andam a comer na mão no sistema, não querem saber de nada, a não ser a continuação do próprio sistema. Carreiras como sindicalista, é o que o Carvalho da Silva e outros gostam. Vamos em frente, jovens! Unidos, venceremos um país de gente mediocre!
Votar no Manuel Alegre que foi escorraçado do PS por se recusar a aceitar a privatização das águas a da EDP e as maravilhosas reformas de cariz fascista e feudalista que dão todo o poder às corporações?Claro que voto Alegre!
A vigarice é tanta que até apareceram nas TVs corporativas SIc e TVI a dizerem que o emprego aumentaria e a competitividade também.
Mas claro é melhor votar no presidente Cavaco que noutro dia veio desculpabilizar os mercados que estão a escravizar a Europa como fizeram no passado na América Latina levando este continente à falência e à recessão.Ou seja,Cavaco veio defender uma Europa onde não existem direitos para as pessoas e onde os governos não governam para as pessoas,mas para as grandes corporações.
Vejam o documentário Sicko de Michael Moore para verem o que vai acontecer aos portugas se o sistema nacional de saúde for privatizado como defendem Sócrates Passos Coelho e Portas.
A escudeira de Cavaco, Ferreira Leite defendeu o mesmo,ou seja,que quem paga manda o que significa que estamos de regresso ao feudalismo e à escravidão que é o que significa mandar de forma prepotente e arbitrária sem que as pessoas tenham direitos.
Ou seja,esta anedota acabou de defender que os governos já não mandam nada nem devem mandar,porque ela gosta desta política anti-democrática que aliás defendeu como boa salazarista que é na verdade.Uma pergunta impõe-se se os mercados mandam 100%,o quê que os governantes nacionais estão a fazer?lol Ela acabou de afirmar que os Governos devem ser empregados das corporações,ou seja,não mandam e ninguém sabe para que são eleitos.Ou seja,tenha decência e demita-se,porque de acordo com a sua lógica a senhora está a parasitar o país.
Se a política fosse outra veríamos esta personagem aos berros a dizer que Portugal não dava liberdade aos mercados para que estes escravizassem as pessoas.
Foi esta personagem que liberalizou o mercado dos combustíveis com os resultados e abusos que se viram sem que haja uma intervenção do Estado para corrigir as ilegalidades.mas quando o autor é do sector privado e grande tudo é permitido ou seja,a lei é adaptada para que o saque seja feito.
É uma pena que ela nada vê de mal no Alberto jardim ou na propaganda política descarada feita pela SIC ou TVI cujos comentadores são pessoas que vivem deste sistema e fazem parte do PS PSD e CDS.
A TVI já tem 3 ex-líderes do PSD e na SIC nem se fala, já que todos sem excepção são de extrema direita ou de extrema extrema direita como o manipulador de serviço que fala para a parede chamado Medina Carreira,o manipulador de números e adorador do período salazarista.
E claro os pseudo-jornalistas do canal PSD SIC repetem de forma incessante que a grande Manuela Ferreira Leite até nos avisou da crise.
O prof.Louçã andou a fazer o quê nestes últimos 10 anos?Mais do que ele avisou é impossível,mas há que mentir,um dia destes ainda ouviremos que ela previu a crise mundial.
É uma crise muito estranha já que expressam o resultado das políticas que ela sempre defendeu.
Que eu saiba quando o PS entrou a anterior ministra das finanças MFL vejam lá tinha apresentado um deficit altíssimo,mas claro ela esqueceu-se de aplicar a sua sabedoria magnífica durante esse período.
Manuela Ferreira Leite sempre foi um empregadinha das corporações que mente para tentar manipular os incultos e os cordeiros que preferem acreditar sempre nos mesmos partidos PS PSD e CDS que destruíram este país.E como a pouca vergonha não tem fim os analistas de pacotilha do PSD/CDS/PS repetem estas mentiras 1000 vezes.
A verdade é que este modelo de economia beneficia apenas as grandes corporações e seus lacaios assim como as grandes economias mais competitivas que num mercado liberalizado esmagam as pequenas economias que foram financiadas pela UE para destruírem o seu sector produtivo e assim tornarem as pequenas economias reféns das maiores.
Por último,foi lançada uma última mentira na sic psd pelo grande José Gomes Ferreira que explicou a subida dos juros da dívida pública
portuguesa,porque a Merkel apresentou uma medida que co- responsabiliza os mercados.
Mentira nojenta e descarada!
Primeiro,esta medida ainda não foi aplicada e segundo sem nunca ninguém a ter mencionado os mercados já tinham feito o seu trabalho terrorista especulativo
na Grécia e na Irlanda e também em Portugal tudo isto antes da proposta da Merkel,a verdade é que quanto mais se liberaliza o mercado como fazem o PS/PSD e CDS mais o desemprego cresce e mais
os juros crescem,porque a recuperação torna-se impossível.
Estas medidas maravilhosas do FMI levaram a Argentina e a Bolívia à falência que só recuperaram devido à inversão destas políticas através dos presidentes Nestor Kirchner e Evo Morales,agora estas economias não param de crescer.
O Lula que nunca foi economista
fez mais e melhor que todos estes lacaios das corporações como Cavaco com medidas opostas às practicadas pelos 3 partidos de poder PS/PSD e CDS patrocinados pela Sic e TVI,por isso votarei em Manuel Alegre para que esta corja seja controlada e não tenhamos um presidente que se manifesta a favor da escravidão dos portuguesas e de medidas destruidoras das pequenas e médias empresas.
Por fim,o código de trabalho modifica-se na assembleia da república e não em greves ou manifestações.
Para isso é preciso votar no BE e Manuel Alegre ou vamos acabar na falência como a Argentina ou a Grécia.
Quem não votou certo que assuma as suas responsibilidades e peçam ajuda aos partidos em quem votaram e que tem poder para mandar,ie,PS/PSD e CDS.
Se quiserem verdadeira mudança votem no Nestor Kirchner português o Prof Louçã que recebeu prémios internacionais pelo seu trabalho.
GREEEVVVVEEEEE GERAAAAALLLLL!!!!!
Siga!!
Que país javardo é este, em que vais a um site de emprego, e só vês ofertas de call centers? Basicamente só tens dois tipos de emprego: é call ou call: «óh jovem, queres inbound ou outbound? vá, escolhe lá». Que vergonha de país. O 25 de Abril foi uma mentira. Vejam bem onde está o Mário Soares, rico, e os outros «anónimos» que fizeram a revolução, sem nada. Portugal não é um país. É uma anedota. Em frente, Precários, vamos dar cabo disto tudo! Vamos juntar os jovens todos em Lx e acampar no meio da cidade e não nos movemos durante dias a fio. Centenas, milhares de jovens, dentro da Assembleia da República, invadir aquilo e ficar lá!
Vou la estar eu e mais 2 mil, autoeuropa em peso!
E o António Chora também vai lá estar??????? o Esse vai estar com o seu PaÍ ediológico professor Louçã esse grande sr a beber champanhe na alemanhã na sede da autoeuropa onde se traz carros pessoais para essa gente??????
Não se esqueçam dos acordos entre esses senhores e o capital…. mas não é novo nem será!!!!!!!
EXCELENTE iniciativa!!
O callcenter eu conheço-o. Não vou referir o nome porque para o referir estão cá vocês… Já lá trabalhei com contrato renovável de 15 dias.
Não é “precariedade”, é… conformidade.
Já ultrupassei isso, felizmente.
Estou não muito melhor, mas é um começo.
Rui
Olá,
Sou mais um de muitos. Terminei a escolaridade obrigatória, ingressei na faculdade, terminei com boa média mas pouca empregabilidade. E antes de entrar no actual mestrado, estive num desses afamados call-centers. A única coisa de positiva é mesmo o ambiente laboral, feito de pessoas que vivem todos os dias “à rasca”: com recibos verdes, “prestações de serviços”, com anti-depressivos, com estômago e sensibilidade que só quem trabalha lá dentro é que sabe.
Como dizia uma pessoa acima, neste país, só podemos escolher “inbound” ou “outbound”. Felizmente, agora, temos até outras opções: Qual das várias empresas de trabalho temporário, que nos “contratam” com prestações de serviços, é que vamos querer?
Daquelas que obtêm 1001 informações nossas, que dizem que vamos trabalhar sob o nome deles para a PT ou para ZON ou até, quem sabe, para o BES mas que depois de virmos para o olho da rua ou, dito de forma correcta, “terminado a nossa prestação de serviços” não querem saber de nós.
Hoje fala-se muito de desemprego, mas imaginem (ou imaginem-se, pois a realidade não é só minha) que fizeram que a educação nos pede (estudar até onde puder), que pagaram durante 3/4 anos a uma instituição para se formarem, acabaram com uma média aceitável (acima de 13 valores) e mesmo assim não vÊm o Estado a ajudar-vos?
Pois é, sou mais um de muitos que, mais tarde ou mais cedo, sucumbe ao call center porque não tem meios financeiros para emigrar.
Eu trabalho neste Call Center, entrei com contrato a tempo incerto e após 3 anos lá me passaram para efectivo… Toda a maneira somos todos explorados ali, o vencimento vs responsabilidade é uma coisa desigual como nunca se viu, médias de ordenados a rondar os 530€ para um full time de segunda a sexta. A empresa ainda se gaba dos prémios de produtividade / assiduidade, o que pode dar em média despendendo do serviço uma quantia de 200 e poucos euros ao mês, esta quantia que é paga de 3 em 3 meses (no geral) ; mas lá está para se receber esta quantia não se pode ter faltas, atrasos, objectivos específicos de cada linha, TEMPO CONTROLADO DE WC E INTERVALO PARA COMIDA OU FUMAR (no caso dos fumadores)!!! Enfim, montes de objectivos que quase nunca são atingidos a 100%, por isso raramente se recebe o prémio máximo (e mais este prémio é altamente prejudicado a nível de tributação de IRS)!
Por isso é um trabalho muito mal pago, perguntam se vamos fazer greve??? No geral não ! E porque? A resposta é simples, ficamos com uma falta, que nos vai penalizar no pouco que ganhamos, correr o risco de perder o prémio trimestral por completo é um golpe muito grande no vencimento de um agregado, desculpem, mas não dá para fazer!
Toda a maneira , boa iniciativa , deviam de ter ido a todas as salas e todos os pisos!
No dia em que vocês criarem postos de trabalho para quem precisa, pode ser que vos dê atenção. Até lá, só posso dizer para ganharem juízo e não gozarem com quem trabalha.
O Call center é apenas mais um ponto de entrada para o mercado de trabalho, mais uma oportunidade para provares o que vales e depois se fores bom profissional vais para onde quiseres na tua carreira.
Voces agem como se o mundo vos devesse alguma coisa apenas pelo facto de existirem.
Esforcem-se, apliquem-se, estudem, canalizem essa energia para ajudar quem realmente precisa e não os interesses politicos que vos incentivam para fazer o seu trabalho sujo.
Sois apenas ferramentas toscas!!!
tou nessa! aprovo 100%
Muitos parabens,
Trabalhei nesse mesmo call-center, só lamento que o protesto tenha sido pacífico. Evidentemente que fizerão bem em torná-lo pacífico, mas infelizmente os problemas das novas gerações só serão levados a sério no dia em que correr algum sangue.
Carlos Manuel Faísca
É mesmo isso. Isto não vai lá com conversas, mas sim com acções como esta, ou até, pq não, mais extremas. Os jovens deviam todos unir-se. Mais novos, mais velhos; com mais ou menos habilitações; não interessa. É o futuro, o nosso futuro, que está em jogo. Se fosse preciso, criava-se um grupo «ilegal» de jovens para acções mais extremas. Sem medo! A um ou a dois, podem tocar. A milhares, não. E o resto da sociedade apoariam as nossas acções. Nenhum pai quer o seu filho sem futuro. Temos que nos unir, todos, de forma mais organizada, mas sem a trampa dos partidos políticos por trás. Eles querem todos o mesmo. Nós estamos acima do poder político. Não somos mais uma geração de Abril em busca de tachos. Igualdade, decência, meritocracia, e futuro, é o que se pede.
O Call center é apenas mais um ponto de entrada para o mercado de trabalho, mais uma oportunidade para provares o que vales e depois se fores bom profissional vais para onde quiseres na tua carreira.
Voces agem como se o mundo vos devesse alguma coisa apenas pelo facto de existirem.
Esforcem-se, apliquem-se, estudem, canalizem essa energia para ajudar quem realmente precisa e não os interesses politicos que vos incentivam para fazer o seu trabalho sujo.
Sois apenas ferramentas toscas!!!
O Sr. que disse isto… Não sabe do que fala.
Ainda hoje vim de lá !!! Infelizmente…
Edifício do BES Oriente Contact-Center.
Seja em que empresa for, aquilo é trabalho precário ” em todo o seu esplendor.” Já passei pelas empas. telecomunicações no segundo andar, aqui á uns tempos consegui entrar para o BES-Directo. Pensando eu que até existiam oportunidade naquele edifício !!! Afinal…
O meu recibo de vencimento diz BES, a transferência bancária tmb diz BES. O meu trabalho diário é de um empregado bancário normal ! Passam-me pela pontas do dedos e pelos olhos Miiiiiilhões de euros, para o rabinho do salgados ! Coclusão…
Ordenado 525, sub.alimentação 5,75, prémio trimensal 50×3, se não chegarem atrasados por causa do metro ! E o prémio de objectivos, só 2 pessoas conseguiram, em 8 anos. 2ª Conclusão, o que recebo não é o ordenado de um bancário !
Fora o que o dinheiro não paga!!!
Ambiente de cortar á faca, cinismo, dia-e-noite (Clube xupa pilas aos chefes !!!), regime militar bancário, supervisores, e chefes de dpto. deploráveis como pessoas !
E só me aguento ali, porque tenho responsabilidades que não posso abandonar, e o mercado de trabalho em Portugal está morto, pela precariedade.
Já agora. grande iniciativa ! Deviam ter ido ao 3º piso lá é que estão os manda chuvas da podridão !
Dia 24 estou lá !!!
Muito boa acção!! Não se iludam é com qualquer partido, pq são todos iguais, é como diz a musica: “primeiro pedem o teu voto e depois mandam a policia te prender” be é igual o pc sempre o foi, querem é entrar no jogo da cadeira parlamentar e nada pôr em causa… os espirito santo mandam nisto desde o salazar e continuam lá com a conivÊncia de todos os parlamentares..
Caro sr.
Claro que sei do que falo. sou ex-trabalhador dessa empresa. E se hoje sou um profissional de sucesso devo-o muito ao que lá aprendi.
O sr. apenas sonha com ser bancario e está frustrado, não está contra ninguem nem em defesa dos oprimidos, nao combate nada excepto a sua inabilidade.