Precários Inflexíveis reunem com PCTP/MRPP.
Esta Segunda-feira os Precários Inflexíveis estiveram numa reunião a convite da candidatura do PCTP/MRPP. Nesta reunião tivemos oportunidade de expor os principais problemas que afectam os trabalhadores precários:
– A generalização dos vínculos precários: falsos recibos verdes, contratos a prazo, contratos ilegais através de ETT (empresas de trabalho temporário).
– O aumento do número de desempregados, são já mais de 700 mil e muitos não têm direito a qualquer prestação social. Isto obriga os trabalhadores a baixarem o nível de exigência relativamente às propostas existentes no mercado de trabalho, aceitando remunerações inferiores e vínculos mais precários.
– O congelamento do salário mínimo nacional nos 485 euros. Além de ser um valor inaceitável que remete muitos trabalhadores para uma situação de pobreza, vai contra o acordo assinado na consertação social de 2006 onde se previa que em 2011 o salário mínimo se situasse nos 500 euros.
Aproveitámos também para reforçar a ideia de que a precariedade laboral não é um exclusivo dos jovens e que nos chegam testemunhos de precariedade enviados por pessoas de todas as idades.
Apresentámos ainda a Iniciativa Legislativa de Cidadãos ”Lei Contra a Precariedade”, que promovemos juntamente com outros movimentos, e que pretende refutar a ideia de que não há alternativas concretas à crise. Conseguidas as 35 mil assinaturas, e se todos os partidos que se dizem contra a precariedade aprovarem esta lei, serão introduzidos mecanismos na legislação que travam a precarização das relações laborais. Restará saber se estão todos a favor.
Congratulámos o PCTP/MRPP pelo seu mais recente mural na Avenida do Brasil em frente à sede da sua candidatura. Os Precários Inflexíveis têm insistido na ideia de que o mural político é uma prática inerente à própria democracia, e ainda em Março passado tivemos a presença do Dr. António Garcia Pereira num debate por nós organizado onde justamente se discutiu a importância do graffiti e do mural político.
Ao PCTP/MRPP voltamos a agradecer o convite, sublinhando que estamos disponíveis para falar com os restantes partidos, aos quais também já endereçámos uma carta.
by
Boa tarde, gostava de saber qual é a situação actual da Newtime uma vez que, não assinei contracto com a Twmpo time tal como proposto pela PT, para isso teria que assinar a rescisão com a Newtime e perder 3 anos de trabalho e de rescisão à qual tenho direito bem como subsidio de férias não gozadas e afins.
Neste momento consegui finalmente que me fosse dado direito ao subsidio de desemprego, no entanto nunca mais tive qualquer informação acerca do estado do processo desencadeado pelo encerramento da Newtime, como qualquuer pessoa pode verificar os sites na internet continuam a funcionar e respostas ou uma qualquer informação a nós os maiores lesados com toda a situação que um palhaço se lembrou de criar cá estamos a zero com a miseria que pagam do desemprego e sem qualquer remuneração (que nos é devida) pelo tempo que trabalhámos para esta ETT.
Boa tarde
Caríssimos, espero velos no seminário que se vai realizar no dia 23 de Fevereiro, ás 15 horas no Auditório Mário Murteira no ISCTEC – IUL
Saudações Democratas
aires esteves