Pressão laboral mata!

Depois de há uns meses de ter sido divulgado um estudo em que mais de metade dos ataques cardíacos eram provocados por situações de stress laboral, é a vez de em França serem divulgados os números dos suicídios ocorridos no espaço de um ano e meio entre funcionários da empresa France Telecom, altura em que esta começou a fazer reestruturações. São já 22 os trabalhadores que se suicidaram, alguns no próprio local de trabalho, devido à pressão exercida pela direcção da empresa.

Sindicatos e trabalhadores, pedem ao Estado – o maior accionista da empresa – que regule esta situação e acabe com o clima de terror e desespero que se faz sentir. Os trabalhadores dizem-se humilhados e reprimidos.

Perante o escândalo dos suicídios, a direcção da empresa anunciou a suspensão até 31 de Outubro das “mobilidades de pessoas afectadas pelos projectos de reorganização” para “reexaminar as condições para implementar essa medida”. A France Telecom diz também que vai tomar “medidas anti-stress” e que vai recrutar 100 funcionários de recursos humanos “de proximidade” e ligados à medicina do trabalho.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather